É o site de viagens Lonely Planet que o diz. Depois de ter considerado a praia de Peniche como a segunda melhor praia europeia, o portal volta a reconhecer o valor português. Desta vez, pediram à sua equipa de editores e autores que vivem na Europa para escolherem os dez destinos europeus que estão nos seus planos de viagens, e o nosso arquipélago das nove ilhas e a Invicta estão entre os escolhidos.

A líder do top é Akureyri, uma região da Islândia, cujo turismo parece estar a ter um enorme aumento nos últimos tempos, e que parece estar envolta num certo misticismo conferido pelas virgens paisagens nórdicas. Logo a seguir, como um honroso segundo lugar está a cidade alemã Leipzig, que apesar de ser apelidada de “a nova Berlim”,  tem características que fazem dela um sítio único e merecedor de passagem obrigatória. Em terceiro lugar, vem a primeira presença lusa neste top 10: os Açores.

Em Lonely Planet escrevem que “aqui, a Natureza reina suprema” algo que garantiu ao arquipélago o prémio de destino mais sustentável do mundo no ano passado. Consideradas “um dos segredos mais bem guardados das viagens na Europa”, as nove ilhas açorianas são passadas a pente fino pelo site que propõe desde uma subida ao Pico a um passeio de canoagem em São Jorge.

De notar que Lonely Planet não refere clichés como a visita às furnas ou a Lagoa das Sete Cidades, mostrando que este top quer não só dar a conhecer  cidades europeias que fogem à regra Londres- Roma-Paris, mas também maneiras diferentes de fazer turismo: sentir a energia dos sítios por onde passamos.

Os motivos da escolha do Porto são vários, e também eles não passam apenas pela degustação de vinhos ou pela Ribeira. É referido até um certo “refúgio hipster” pelo ambiente criado pelos cafés, botiques, lojas e pelas galerias da Rua Miguel Bombarda.

transferir (3)

Top completo:

1. Akureyri, Islândia
2. Leipzig, Alemanha
3. Açores, Portugal
4. Málaga, Espanha
5. Belgrado, Sérvia
6. Piemonte, Itália
7. Baku, Azerbeijão
8. Amesterdão, Holanda
9. Tromsø, Noruega
10. Porto, Portugal