Se pensas que controlar a televisão através da mente é coisa de filmes de ficção científica estás enganado. A BBC apresentou a Mind Control TV, uma aplicação que oferece a possibilidade de os espectadores escolherem o programa que querem ver através do pensamento. A aplicação ainda está em fase de testes.

Os espeCtadores apenas têm de pensar no programa que querem ver e a Mind Control TV faz o resto. A aplicação capta os sinais da atividade cerebral através de dois sensores de um acessório eletroencefalográfico, que pode ser utilizado em duas vertentes – concentração/relaxamento ou atenção/meditação – , dependendo da modalidade escolhida.

Mind Control TV trata-se de um protótipo interno que ”dá aos produtores de programas de televisão, aos trabalhadores da área da tecnologia e aos utilizadores em geral uma ideia de como esta tecnologia pode ser utilizada no futuro”, referiu Cyrus Saihan, responsável pelo desenvolvimento de negócios da BBC Digital. “Já podemos imaginar um mundo em que, em vez de nos levantarmos do sofá ou pegarmos no comando, só temos de pensar ‘muda para a BBC One'”, acrescentou

Apesar de ainda estar numa versão experimental, o protótipo já divide opiniões. Há quem elogie o caráter inovador do projeto e há quem se queixe de que o processo é, por enquanto, mais lento do que mudar de canal através do comando de televisão.

Os criadores sublinham ainda que esta é uma ferramenta que vai ajudar espectadores com dificuldades motoras ou mesmo para os que estejam completamente paralisados.

A Mind Control TV está a ser desenvolvida em parceria com a empresa de tecnologia This Place.

http://youtu.be/SDAitbInJ4A