Qual seria a tua música  preferida se tivesses nascido umas décadas antes? O Spotify ajuda-te a percorrer as últimas seis décadas musicais – dos anos 50 até aos anos 2000 – e permite-te ouvir as músicas mais populares.

É uma verdadeira viagem ao passado através do serviço de streaming que, através das listas dos utilizadores, rebobinou o tempo e refez os tops das músicas mais ouvidas nos últimos 60 anos.

Mas as possibilidades não ficam por aqui. A aplicação Taste Rewind revela a música que cada utilizador ouviria se tivesse nascido e crescido noutra época, com base nos gostos atuais. Para embarcar nesta viagem a um passado que não precisas de ter vivido, basta escolher três cantores ou bandas preferidas.

Com o objetivo de seguir os gostos das massas, e recorrendo aos dados dos mais de 75 milhões de utilizadores que criaram mais de 5,5 milhões de playlists específicas por década, o Spotify fez um top por década, concluindo que os anos 80 são os mais populares. A canção Don”t Stop Believin, dos Journey, é a mais ouvida de todas as playlists deste género. Segue-se I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me) e Billie Jean no segundo e terceiro lugar dos anos 80, respetivamente.

Os anos 50 são liderados por  Lollipop das Chordettes, o top da década seguinte é encabeçado por It’s Your Thing, dos The Isley Brothers, e nos anos 70 ocupa o primeiro lugar do top o êxito de 1975 dos Electric Light Orchestra, Evil Woman.

A última década do século passado é dominada pelo single Wannabe das memoráveis Spice Girls, seguido de Under The Bridge, dos Red Hot Chilli Peppers, e de Waterfalls, das TLC. Por fim, chegados aos anos 2000, as preferências recaem sobre o R&B: o primeiro lugar do top pertence a Yeah! do Usher, o segundo a Crazy in Love de Beyoncé e o terceiro a  It wasn’t me, de Shaggy.