A embarcação tradicional Os Cavalinhos está em processo de reconstrução. Paulo Viegas e Fátima Cardoso já encontraram a receita. Contudo, Maria Alves, uma artista natural de Espinho, doou recentemente algumas das suas obras para que mais um sonho se concretize e mais um barco se possa reencontrar com o seu “lençol azul de dobra branca”.

A 18 de fevereiro do passado ano, Paulo Viegas e Fátima Cardoso lançaram, de forma independente, A Viagem do Golfinho, para angariar fundos para a reconstrução de um barco típico de pesca artesanal e para consciencializar não só os miúdos como os graúdos da importância da preservação do património. Atualmente, O Golfinho já voltou ao mar e às conversas intermináveis com a sua amiga Dona Gaivota.

Os autores do conto infantil e das ilustrações que o acompanham estão agora a tentar ajudar a recuperar uma outra embarcação tradicional. A receita consiste em “50kg de madeira, um saco cheio de pregos, 10 mil marteladas, 12 metros de estopa, uns quantos litros de tinta, aroma a peixe, a polvo e a gotas do mar, sabor a sal, um sopro de vento, uma colher de chá de pôr-do-sol, uma pitada de luar, o som de uma gaivota, um pedaço de história, a alma da Ria Formosa, cinco histórias de pescadores, as memórias de um povo e, para finalizar, um pouco de esperança”. Entretanto, têm sido realizadas visitas guiadas ao estaleiro O Pedro na Fuzeta, à cidade de Tavira e à rota do azeite e da cerâmica em Santa Catarina, por exemplo. Além disso, está também a ser vendida uma coleção de oito postais de Santa Luzia da autoria de Brígida Baptista, Fátima Cardoso e Paulo Viega.

Maria Alves, uma jovem artista natural de Espinho, ficou tão sensibilizadacom o projeto que doou algumas obras do seu portfólio, de forma a ser criada uma coleção que, ao ser vendida, reverterá a favor da reconstrução d’Os Cavalinhos. A coleção, intitulada Momentos, retrata parte do seu mundo e imaginário.

Na sexta-feira, dia 3 de julho, a partir das 19h30, estará a decorrer um jantar de apoio ao projeto, no restaurante Salinas do Hotel Vila Galé Albacora. O buffet inclui comida e vinho, tendo um preço único de 20€. Para mais informações, poderás acompanhar todo o processo através da página oficial da iniciativa.

Notícia atualizada, republicada às 16:30 do dia 20 de junho