11270381_959029097460942_4017143408451118179_o

A Viagem do Golfinho chegou ao fim, é a vez d’Os Cavalinhos

A embarcação tradicional Os Cavalinhos está em processo de reconstrução. Paulo Viegas e Fátima Cardoso já encontraram a receita. Contudo, Maria Alves, uma artista natural de Espinho, doou recentemente algumas das suas obras para que mais um sonho se concretize e mais um barco se possa reencontrar com o seu “lençol azul de dobra branca”.

A 18 de fevereiro do passado ano, Paulo Viegas e Fátima Cardoso lançaram, de forma independente, A Viagem do Golfinho, para angariar fundos para a reconstrução de um barco típico de pesca artesanal e para consciencializar não só os miúdos como os graúdos da importância da preservação do património. Atualmente, O Golfinho já voltou ao mar e às conversas intermináveis com a sua amiga Dona Gaivota.

Os autores do conto infantil e das ilustrações que o acompanham estão agora a tentar ajudar a recuperar uma outra embarcação tradicional. A receita consiste em “50kg de madeira, um saco cheio de pregos, 10 mil marteladas, 12 metros de estopa, uns quantos litros de tinta, aroma a peixe, a polvo e a gotas do mar, sabor a sal, um sopro de vento, uma colher de chá de pôr-do-sol, uma pitada de luar, o som de uma gaivota, um pedaço de história, a alma da Ria Formosa, cinco histórias de pescadores, as memórias de um povo e, para finalizar, um pouco de esperança”. Entretanto, têm sido realizadas visitas guiadas ao estaleiro O Pedro na Fuzeta, à cidade de Tavira e à rota do azeite e da cerâmica em Santa Catarina, por exemplo. Além disso, está também a ser vendida uma coleção de oito postais de Santa Luzia da autoria de Brígida Baptista, Fátima Cardoso e Paulo Viega.

Maria Alves, uma jovem artista natural de Espinho, ficou tão sensibilizadacom o projeto que doou algumas obras do seu portfólio, de forma a ser criada uma coleção que, ao ser vendida, reverterá a favor da reconstrução d’Os Cavalinhos. A coleção, intitulada Momentos, retrata parte do seu mundo e imaginário.

Na sexta-feira, dia 3 de julho, a partir das 19h30, estará a decorrer um jantar de apoio ao projeto, no restaurante Salinas do Hotel Vila Galé Albacora. O buffet inclui comida e vinho, tendo um preço único de 20€. Para mais informações, poderás acompanhar todo o processo através da página oficial da iniciativa.

Notícia atualizada, republicada às 16:30 do dia 20 de junho

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira esteve para renovar contrato com a SIC até 2025