De modo a analisar a relação entre problemas cardíacos e o consumo de chocolate, investigadores da universidade escocesa de Aberdeen realizaram um estudo a mais de 20 mil pessoas durante 12 anos. A conclusão a que chegaram? O chocolate tem benefícios para a saúde.

Após a análise dos inquéritos feitos a 9214 homens e 11737 mulheres, deduziu-se que aqueles que consumem chocolate regularmente apresentavam características mais jovens, índice de massa corporal mais baixo, tensão arterial mais equilibrada, e uma prática mais ativa de exercício físico. Do mesmo modo, os resultados relacionados com o risco de doença ou mortalidade por doenças cardiovasculares demonstram resultados bastante positivos. O maior consumo de chocolate revelou-se associado a um menor risco de doenças, sendo que a taxa de mortalidade era 25% menor.

Um detalhe curioso foi a desmistificação de que o grau de pureza do chocolate (com mais ou menos leite) fazia a diferença. No final, até mesmo o chocolate misturado com leite traz benefícios para a saúde e não apenas o chocolate negro.

Os investigadores esclarecem ser evidente a relação entre um maior consumo de chocolate e um menor risco de problemas cardiovasculares, mesmo tratando-se de um estudo baseado na observação. No entanto, são ainda necessários mais estudos para comprovar esta relação causa e efeito.