Esta semana, o destaque vai para a estreia do documentário José e Pilar no TVCine 2. Também esta semana a RTP1 emite o especial Lisboa em Festa e aposta no filme Pátio das Cantigas. Já a FOX Life transmite a estreia da quinta temporada de Rizzoli e Isles.  Conheceas propostas que o Espalha-Factos te dá para os próximos dias, para que não percas nada do que se vai passar… Brevemente!

Sugestão EF – José e Pilar (TVCine 2)

O TVCine 2 presta homenagem a José Saramago com a estreia do documentário José e Pilar. Esta longa-metragem de Miguel Gonçalves Mendes vai para o ar no dia 18 de junho, data em que assinalam  os cinco anos da morte do escritor português. O filme sobre o Prémio Nobel da Literatura recorda a história do  escritor e criador de histórias, nascido no Ribatejo em 1922 e que escolheu a ilha de Lanzarote, em Espanha, para viver a partir de 1993.jose-e-pilar2[1]

Uma história imortal, comovente, sobre um homem considerado duro e pouco dado aos afetos, mas também sobre Pilar del Río, a mulher de José Saramago que deu outra dimensão mais humana ao grande escritor. José e Pilar, um filme de 2010, começa com o início da escrita de A Viagem do Elefante, romance que teve que interromper devido à doença que o assolou.

O documentário conta o dia-a-dia do casal, a vida em Lanzarote, uma ilha que foi o refúgio do Nobel da Literatura de 1998, o processo de criação, as conferências em todo o mundo dedicadas à luta pelos direitos humanos, contra a pobreza e as condições desumanas que muitos povos ainda enfrentam, uma luta incansável pela paz e uma voz que sempre se recusou a calar. Para além de Saramago e Pilar, também Gael Garcia Bernal, Paco Ibañez e Fernando Meirelles entram no filme, que conta com nomes como Camané e Adriana Calcanhotto na banda sonora.

Sugestões Rápidas

Lisboa em Festa (RTP1)

lisboa-em-festa-2015Na sexta-feira, dia 12 de junho, a RTP1 dedica o dia ao especial Lisboa em Festa, que fará a habitual cobertura dos Casamentos de Santo António e do desfile das Marchas Populares. Entre as 10h00 e 20h00,  Sílvia Alberto, José Pedro Vasconcelos, Serenella Andrade, Isabel Angelino e Joana Teles mostram todos os momentos dos casamentos mais conhecidos de Portugal. À noite, a partir das 21h15, José Carlos Malato e Vanessa Oliveira apresentam as Marchas Populares de Lisboa. A edição deste ano tem como tema a celebração dos 500 anos da Torre de Belém.

O Pátio das Cantigas (RTP1)

9bfc2eb1cd2f030749e1a67be0652114

No próximo domingo, dia 14 de junho, às 15h30, a RTP1 emite o clássico do cinema português O Pátio das Cantigas. A cerca de um mês da estreia do remake do filme nas salas de cinema portuguesas, a estação pública traz-nos de novo a história deste típico bairro lisboeta, no qual a ação de desenrola por ocasião das festas dos Santos Populares, através de um fabuloso jogo de equívocos e duplos sentidos. Uma comédia de referência, estreada em 1941, que conta com Vasco Santana, António Silva e Ribeirinho, entre outros nomes do cinema português.

 

Rizzoli e Isle T5 – Estreia (Fox Life)

Rizzoli & IslesJane Rizzoli (Angie Harmon), uma polícia e detetive de Boston, e Maura Isles (Sasha Alexander), uma inteligente e elegante médica legista, estão de volta à FOX Life. No próximo dia 16 de junho, terça-feira, o canal estreia a quinta temporada de Rizzoli e Isles, a partir das 22h20. No final da quarta temporada, Jane anunciou que ia deixar o seu noivo e revelou que está grávida. Na nova temporada, Jane e Maura vão investigar casos criminais mais complexos e perigosos do que nunca, e a equipa terá de lidar com a perda de um amigo querido quando dizem adeus ao antigo colega de trabalho, o detetive Barry Frost (Lee Thompson Young).

Edição relativa à semana de 12 a 18 de junho de 2015.