J.Lisbon é o mais recente projeto de José Cabral, autor do blogue O Alfaiate Lisboeta, que se aventurou numa outra vertente sem nunca desligar a componente fotográfica da sua vida. A loja online, exclusivamente masculina, usa como modelos pessoas comuns e em contextos reais, tal como o Espalha-Factos já te tinha apresentado aqui.

O conceito de loja online há muito que prolifera pelas nossas vidas, mas o que estamos habituados a ver constantemente são modelos, todos eles sem vida, diante de um fundo branco como se de uma exposição amorfa de peças de roupa se tratasse. José Cabral quis mudar esta realidade e criou a J.Lisbononde os modelos são pessoas reais fotografadas em situações do dia-a-dia. Deixa-se de lado a forma padronizada de apresentação dos produtos e os “modelos ideais” que todas as outras lojas nos oferecem e observa-se uma extensão do sentido estético do streetstyle que vemos diariamente no seu blogue.

Lançado em novembro do ano passado, o projeto destina-se a mostrar uma nova faceta do e-commerce ao universo masculino. O objetivo principal passa por tornar a experiência da compra online numa realidade aproximada àquela que se tem numa loja física.

A J.Lisbon é para miúdos e graúdos, sim, porque não são só os homens adultos que têm acesso a estas peças, também os mais pequenos têm um espaço reservado a eles. Os produtos à venda partiram do gosto pessoal de José, que fez uma seleção de marcas nacionais e internacionais que depois se aliaram a si neste projeto inovador.

Nas palavras de José Cabral, os visitantes do J.Lisbon “encontrarão por lá ruas de Lisboa, modelos que não são modelos, produções caseiras e imagens por editar”. As fotografias seguem a lógica do streetstyle, tal como no blogue d’O Alfaiate. Com Lisboa como pano de fundo e pessoas comuns captadas na subtileza da lente de José, com o habitual filtro de estilo e bom gosto que já vem sendo registado ao longo dos anos pelo fotógrafo.

Cada fotografia tem uma história e, tal como já é hábito n’O Alfaiate Lisboeta, também na J.Lisbon cada imagem é acompanhada por uma descrição. É uma descrição detalhada da peça em questão, com a respetiva marca- pois existem várias- e ainda, o peso e altura do “modelo”, visto que na maioria das vezes as imagens usadas pelas lojas online não conseguem transmitir as características reais do produto.

No fundo, a J.Lisbon passa por ser o culminar do blogue, das produções fotográficas e de uma plataforma de venda, pois tal como José afirmou “é por isso que digo que olho para este negócio como se fosse o Alfaiate. O blogue que inspirou um negócio”. Agora, resta esperar que o projeto se alargue ao mercado feminino.