Tanto a Windows Phone Store para Windows Phones, Google Play do Android ou a App Store, disponível para todos os utilizadores da Apple, possuem centenas de milhares de aplicações para tudo e mais alguma coisa, pois já dizia Steve Jobs, o falecido CEO da Apple: “What’s the problem? There’s an app for that”. Pois bem: visto que a maioria da equipa do Espalha-Factos não sobrevive sem o seu smartphone sempre no bolso para qualquer eventualidade, resolvemos trazer-te dicas de aplicações escolhidas por nós! Desta vez não nos iremos focar numa plataforma em específico, mas sim num tema – puzzles! Apresentamos-te três divertidos jogos para instalares no telemóvel e passares o tempo enquanto estiveres a aproveitar umas bem merecidas férias.

  • 1010!

Tetris, aquele que será talvez o jogo de puzzles mais conhecido em todo o mundo, conta já com várias adaptações aos mais diversos sistemas e inúmeros títulos derivados. 1010! é uma dessas reinvenções da fórmula do clássico jogo Russo em que temos igualmente que conseguir criar linhas, mas que apresenta algumas diferenças.
1010

Jogado numa quadrícula de dez por dez, não temos que lidar com peças constantemente a caírem no campo de jogo. Ao invés disso, são apresentadas 4 peças de cada vez que, sem qualquer limite de tempo, podemos arrastar e colocar na quadrícula para fazermos desaparecer uma ou mais linhas cada vez. O objetivo passa por ir fazendo tais combinações, acumulando pontos, até que não se consiga colocar mais peças jogáveis na quadrícula.

Download: iOS | Android | Windows Phone

  • Candy Crush Saga (Recomendado por Rita Mendes)

Um popular jogo do proficiente género de match-3, Candy Crush Saga tem por base arrastar doces de fila em fila para, precisamente, criar conjuntos de três ou mais destes coloridos itens e acumular pontos.
candycrush
O jogo ganha mais dinamismo com a utilização de doces de características especiais e mantém o jogador a voltar para mais com diversos níveis para desbloquear e a possibilidade de jogar com amigos.

Download: iOS | Android | Windows Phone

  • 2048 (Recomendado por Inês Borges)

Uma alternativa gratuita ao sucesso Threes!, 2048 colocou muitos de nós a fazer contas de cabeça para tentar atingir ou ultrapassar o número que dá o nome ao jogo.
2048

Começando com algumas peças com o valor dois, cabe ao jogador deslizá-las para que colidam e assim se juntem, somando os seus valores e gerando múltiplos consecutivamente maiores. Por cada movimento que realizamos, aparece uma nova peça de valor dois ou quatro que podemos utilizar tentando obter o maior número de pontos possível.

À primeira vista pode parecer Sudoku em movimento, mas é mais fácil do que aparenta e colocou já largos milhares de pessoas por esse mundo fora a fazer contas de algibeira.

Download: iOS | Android | Windows Phone