É oficial: os Gato Fedorento vão regressar à televisão nacional em contexto político. Após marcarem presença no programa Esmiúça os Sufrágios, analisando e entrevistando personalidades das eleições legislativas de 2009, os quatro comediantes vão regressar desta vez à TVI 24.

Não é novidade nenhuma que o grupo de comédia se destacou até à data pela excelência na caricatura do panorama nacional. Há seis anos, na SIC, observámos como os Gato Fedorento “esmiuçaram” em horário nobre as eleições legislativas e autárquicas, num formato que incluía entrevistas a figuras públicas da política portuguesa.

Sérgio Figueiredo, o diretor de informação da TVI, revelou ao Público que o novo programa será diário e terá a duração de quatro semanas. Muito embora ainda não tenham sido revelados nem o nome nem a data de estreia, é de esperar que o formato seja em tudo semelhante ao anterior. O anúncio foi feito esta quinta-feira, dia 4, na apresentação da grelha da TVI 24.

Lembremos que Ricardo Araújo Pereira, José Diogo Quintela, Miguel Góis e Tiago Dores se juntaram em 2003 e que no auge do grupo chegaram a apresentar também outros dois programas de televisão – Diz Que É Uma Espécie de Magazine e Zé Carlos.