O Google desenvolveu uma tecnologia artificial capaz de calcular as calorias de um prato através de fotografias.  Im2Calories, anunciada durante o Rework Deep Learning Summit , é capaz de utilizar algoritmos para determinar o valor energético dos alimentos.

Se és daquelas pessoas que coleciona fotografias de comida no Instagram, esta tecnologia é para ti. Se gostas de saber exatamente a quantidade de calorias que ingeres, nasceu agora uma aliada para o teu dia a dia que te permite deixar de olhar para as letras “ilegíveis” dos rótulos. Se, por outro lado, és só um amante de tecnologia, aponta esta porque é bem útil.

Kevin P. Murphy, investigador do Google, explica que a Im2Calories analisa os pixeis em profundidade e aplica “algoritmos sofisticados de sistema de aprendizagem profunda” para avaliar o tamanho e o formato da comida, e chegar a um valor aproximado das calorias nela contidas. Tudo isto a partir de informações base aplicadas a uma fotografia (que não precisa de ter grande qualidade).

Para os mais céticos relativamente a estas questões, os investigadores garantem 80% de sucesso na análise das calorias. Durante a conferência de apresentação foi realizada uma demonstração – a aplicação reconheceu dois ovos, duas panquecas e três fatias de bacon.

Assim, a ferramenta pode ser útil para avaliar a quantidade de exercício físico adequado ao valor energético ingerido e fomentar hábitos alimentares saudáveis. Murphy acredita que esta aplicação poderá, a longo prazo, ultrapassar o âmbito gastronómico e ser um facilitador em atividades diárias. Por exemplo, contabilizar o número de carros que estão presentes numa rua e até identificar os locais com maior número de estacionamento disponível.

Por enquanto, ainda está numa fase de desenvolvimento e pesquisa pelo que não existe uma data definitiva para o lançamento da aplicação.