A música está de volta ao Parque da Cidade do Porto com uma programação vasta e algumas atividades paralelas. O Espalha-Factos ajuda-te com as 10 coisas que não podes perder.

1. Primavera nas Fontaínhas
Esta espécie de warm-up leva às Fontaínhas Cícero e Regula para dar as boas vindas ao público que chega ao Porto, no dia 3, quarta-feira. O carioca Cícero irá apresentar alguns temas de Praia, o seu último disco e o português Regula leva o rap de Casca Grossa. O evento é gratuito e começa às 18 horas.

2. A primeira vez de FKA twigs em Portugal
A brilhante estreia com LP1 pôs a multicultural artista nas bocas do mundo e da crítica e a expetativa para a sua prestação em palco é enorme. Pode estar aqui uma das estreias mais marcantes da edição deste ano do NOS Primavera Sound.

3. Patti Smith em dose dupla
Em versão acoustic/spoken word, na quinta-feira, e tocando o icónico Horses (editado há 40 anos), na sexta, Patti Smith marcará a quarta edição do festival e proporcionará, certamente, um encontro entre gerações.

4. A estreia dos The Replacements
Será uma das últimas oportunidades para ver ao vivo um dos nomes mais lendários e rebelde da música independente americana que já se separou e voltou a reunir, editando The Farewell Gig em 2014. Um dos nomes mais fortes do cartaz na sexta-feira.

5. Antony and the Johnsons com orquestra em palco
Como se não bastasse o seu carisma e as suas músicas, Antony Hegarty subirá ao palco com os The Johnsons e uma orquestra de 40 elementos, fazendo antever um dos momentos mais mágicos do festival.

6. A viagem de Manel Cruz
Homem de vários projetos, Manel Cruz começará a tarde de sábado no Parque da Cidade com uma viagem por temas que vem criando ao longo do tempo. Expetativa e emoção marcam este momento que se prevê único.

7. A definitiva vinda dos Foxygen
Era suposto terem aparecido na edição de 2013 mas acabaram por cancelar. Ao fim de três discos – o último dos quais com 24 temas – o duo californiano anunciou já que, no fim desta tour, se separará. É literalmente para não perder!

8. A reunião dos Ride
Reis do shoegaze, deixaram a música em 1996 com um punhado de brilhantes discos e reúnem-se agora para um concerto único em Portugal.

9. Underworld a tocar dubnobasswithmyheadman
A dupla eletrónica inglesa, conhecida pela prestação frenética em palco, vem apresentar o emblemático disco que comemora 20 anos. E pode ser que ainda haja lugar para o clássico Born Slippy.

10. Os petiscos do Porto
Falar do NOS Primavera Sound é falar da Casa Guedes, do Conga das Bifanas ou das sandes de presunto d’A Badalhoca. A música pede barriguinha aconchegada e no Parque da Cidade não faltarão tasquinhas com boa comida do norte. E já que a organização não permite entrar com comida no Parque, a par da escolha dos concertos, podem ir também selecionando o menu.