Longe vai o tempo em que a televisão era o parente pobre do cinema e ainda mais afastado está o período em que trabalhar para o pequeno ecrã era menos prestigiante do que fazer parte do universo da sétima arte. Esta semana, a rubrica Zapping Internacional explora o percurso de 5 atores que deixaram Hollywood – ainda que momentaneamente – para abraçarem projetos televisivos.

EVA GREEN EM PENNY DREADFUL

A bond girl do filme 007 – Casino Royale protagoniza desde o ano passado uma nova aposta da Show Time: Penny Dreadful. No mundo dos espíritos, dos rituais e das maldições, Eva Green (Vanessa Ives em Penny Dreadful) tem a seu lado atores que outrora também marcaram presença no cinema, como Timothy Dalton (007 entre 1987 e 89) e Josh Hartnett (Wicker Park)

A atriz parisiense foi vista pela última vez no grande ecrã no ano passado em 300 – The Rise of an Empire, a sequela do épico de 2006 300. Para o ano espera-se ver Eva Green de volta ao cinema para participar no novo filme de Tim Burton, Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children.
Penny Dreadful estreou em Abril a sua segunda temporada.

MATT DILLON EM WAYWARD PINES

Wayward Pines é a nova grande aposta da Fox e é para Matt Dillon, que já havia participado em Modern Family, a sua estreia em televisão como protagonista.

Foi durante a adolescência que Dillon viveu os seus anos mais empolgantes no que ao cinema diz respeito, precisamente no ano de 1983, com papéis marcantes em Rumble Fish e The Outsiders, que o tornaram num teen star. Já na fase adulta, Matt Dillon participou no drama de Paul Haggis, Crash e no thriller de Rod LurieNothing But the Truth.

Wayward Pines estreou simultaneamente em 126 países no dia 14 de maio – um dos maiores lançamentos de sempre – e vai no terceiro episódio.

BILLY BOB THORNTON EM FARGO

À primeira vista pode não ser dos nomes mais sonantes do cinema, mas a verdade é que Billy Bob Thornton tem uma carreira recheada de grandes papeis, nomeações e respetivos prémios.

Na adaptação televisiva do filme Fargo, dos irmaos Cohen, Thornton dá vida a Malvo: um indivíduo completamente desfasado das regras da vida em sociedade com um sentido de humor absolutamente surreal. Este papel valeu-lhe um Oscar para Melhor Ator Numa Minissérie ou Filme de Televisão.

No cinema, Billy Bob Thornton tornou-se numa figura emblemática com Single Blade, película que escreveu, realizou e protagonizou.

MATTHEW MCCONAUGHEY EM TRUE DETECTIVE

Uma das mais aclamadas séries dos últimos tempos, a aposta da HBO e criação de Nic Pizzolatto contou com a participação de dois homens do cinema, Woody Harrelson e Matthew McConaughey, sendo o último a figura maior.

McConaughey voltou-se para a televisão para interpretar com grande mestria o papel de Rust Cohle depois do expoente máximo (pelo menos até agora) da sua carreira: o Oscar de Melhor Ator Principal, em 2013, com Dallas Buyers Club.

Depois da aplaudida performance no filme de Jean-Marc Vallée, o texano Matthew McConaughey parece estar bastante ocupado, com três filmes apontados para o próximo ano.

DON CHEADLE EM HOUSE OF LIES

Presença assídua nos mais recentes filmes da MarvelCoronel James Rhodes em sagas como  Iron Man, The Avengers e Captain America -, Don Cheadle veste, desde 2012, a pele de Mary Kaan na serie da Show Time House of Lies.

Durante a sua carreira contam-se algumas passagens pelo pequeno ecrã, como em ER, 30 Rock e Picket Fences, mas foi no ano de 2004 que Cheadle se afirmou como ator de excelência, através das suas personagens nos aclamados Crash e Hotel Ruanda.

House of Lies, onde também figuram Ben Schwartz, Kristen Bell e Josh Lawson, terminou recentemente a sua quarta temporada e já viu confirmada a quinta, marcada para 2016.