eurovision-2015-il-volo

Itália vence a Eurovisão 2015 (se só contarmos o televoto)

Haveria Eurovisão 2016 em Roma, se o público fosse soberano. Divulgadas todas as votações de semi-finais e da grande final, divididas entre as pontuações dos júris nacionais e do televoto, a Itália seria a vencedora por larga margem se apenas o público votasse – com 356 pontos, superando a Rússia com 286. A Suécia, vencedora de facto, fica apenas em 3.º lugar nas preferências do público europeu.

O top 10 do público não difere muito do top geral, com duas diferenças significativas – a Albânia, que foi 17.ª na classificação geral, foi 8.ª pelo televoto. Exatamente nas posições opostas, a Noruega foi apenas 17ª segundo o público, mas terminou em 8.º na geral.

Já os votos dos júris deixavam a vitória como estava – a Suécia teria 353 pontos, à frente da Letónia, com 249, e da Rússia, com 234. A Itália surge apenas em 6º lugar nas preferências dos júris, com a maior surpresa a ser o Chipre – ficaria em 9.º nas preferências do júri, mas terminou em 22º. Para o público, arrecadava apenas 8 pontos e o 23º lugar.

Os júris foram também bem mais benevolentes com o país anfitrião do que o público – a Áustria continuaria com 0 pontos, no que dependesse do televoto, mas os júris colocavam os Makemakes num surpreendente 13.º lugar. Para os jurados, a pior canção da final era a polaca, a receber apenas 2 pontos.

A divisão de votos também traria diferenças à votação portuguesa – e traria paz à guerra de pontos com nuestros hermanos. O televoto deu 10 pontos à canção espanhola, mas o júri ignorou-a por completo, resultando num voto combinado de apenas 3 pontos. Já na nossa semi-final, poderíamos contar com 12 pontos da Suíça se só o televoto contasse (o voto combinado deu apenas 6), mas não seria o suficiente para chegar à final.

A divisão entre público e júri começou na votação da final de 2009, e é regra também para as semi-finais. Para perceber todas as diferenças, consulta as tabelas do split vote abaixo:

 ClassificaçãoTelevotoJúri
SuéciaItáliaSuécia
RússiaRússiaLetónia
ItáliaSuéciaRússia
BélgicaBélgicaAustrália
AustráliaEstóniaBélgica
LetóniaAustráliaItália
EstóniaIsraelNoruega
NoruegaAlbâniaIsrael
IsraelLetóniaChipre
10ºSérviaSérviaGeórgia
11ºGeórgiaArméniaEstónia
12ºAzerbeijãoRoméniaMontenegro
13ºMontenegroGeórgiaÁustria
14ºEslovéniaAzerbeijãoAzerbeijão
15ºRoméniaPolóniaEslovénia
16ºArméniaLituâniaLituânia
17ºAlbâniaNoruegaHungria
18ºLituâniaMontenegroGrécia
19ºGréciaEslovéniaFrança
20ºHungriaEspanhaAlemanha
21ºEspanhaGréciaRoménia
22ºChipreHungriaArménia
23ºPolóniaChipreReino Unido
24ºReino UnidoAlemanhaSérvia
25ºFrançaReino UnidoEspanha
26ºAlemanhaFrançaAlbânia
27ºÁustriaÁustriaPolónia

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.