O penúltimo dia da Queima das Fitas de Coimbra trouxe ao palco principal Anselmo Ralph. O cantor angolano tomou conta da noite, mas não faltou a atuação da Orxestra Pitagórica.

A Desconcertuna, tuna da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, começou a sua atuação pelas 23h. Imediatamente a seguir, os vencedores do concurso de bandas da Queima das Fitas, Baixo Solnado, subiram ao palco para apresentar os temas que lhe garantiram a vitória. O Parque da Canção foi enchendo aos poucos, e quando Anselmo Ralph começou o seu show, a plateia estava completamente cheia.

Dez minutos antes do concerto, iniciou-se uma contagem decrescente. Passado esse tempo, surge Ralph acompanhado pela sua banda e bailarinos. Beijo Outra Boca foi o tema que abriu o set, e até teve direito a confettis. Seguiu-se Estás no Ponto, Promessa e Curtição, sendo que este último conseguiu o primeiro coro da noite. Depois de uma breve interação com o público, Domesticado e Difícil foram as canções que se seguiram. A Única Mulher, tema associado à novela da TVI com o mesmo nome, deixou a plateia extasiada, tal como o hit Não Me Toca. Antes do final da atuação, ainda houve tempo para escutar Aplausos Para Ti e Muito Obrigado, tema que o cantor dedica aos seus fãs. Terminado o concerto, o palco estava livre para receber a Orxestra Pitagórica.

Anselmo_Ralph_ao_vivo_festas_do_Mar19483ea7

Este grupo formado em 1981 parodia canções comerciais e cria letras que criticam a vida académica e a política portuguesa. Irreverentes e sem papas na língua, a Pitagórica foi um das atuações mais esperadas da noite. Na plateia já não se encontravam fãs de Ralph, mas sim estudantes de Coimbra conhecedores da Orxestra e das suas músicas. Zumba na Caloira, Eu Quero C*gar e José Socras foram alguns dos temas que se fizeram ouvir.

orxestra

No fim da atuação, que terminou perto das cinco e meia da manhã, quem não quis ir para casa dirigiu-se às tendas do recinto. Ainda falta mais uma noite de Queima, mas a nostalgia já se faz sentir, ou não fosse esta a última Queima das Fitas para muitos dos finalistas.