bea177

Nome de estilistas em campanha pelos sem-abrigo

Paris, uma cidade onde nasceram das mais famosas referências da alta-costura, viu os nomes de certas marcas alterados numa campanha de sensibilização pelos sem-abrigo.

A cidade viu-se coberta de cartazes da campanha com o slogan:  “Let’s try to have the elegance to help those who have nothing.” (“Vamos tentar ter a elegância de ajudar aqueles que não têm nada”). A frase foi criada pela Aurore, uma associação francesa que luta contra a exclusão social e que pretende chamar a atenção para o crescente número dos sem-abrigo no país.

Em vez das esperadas modelos, estes cartazes têm como protagonistas sem-abrigo e retratam três situações do quotidiano parisiense. Nos cartazes lê-se: “Yves Sans Logement” (sem casa) em vez de Yves-Saint Laurent, “Christian Dehors” (exterior) a substituir Christian Dior e “Jean-Paul Galere” (em dificuldades) em vez de Jean Paul Gaultier.

Perrine Dequecker, diretora de comunicações da associação, explica que esta campanha faz uso das marcas de alta-costura conhecidas internacionalmente para tornar visível o invisível. Neste caso, o invisível são os sem-abrigo por quem passamos todos os dias. Em França estima-se que existam 3,5 milhões de pessoas a viver em casas sem as condições apropriadas, das quais 142 mil são classificadas como sem-abrigo.

“Misturámos moda e uma causa social para salientar as condições difíceis e a exclusão em que os sem-abrigo vivem, mas de uma forma digna e decente, não pessimista”, afirmou Eric Pliez, director da Aurore.

Mais Artigos
Roger Waters lança nova versão de estúdio de ‘The Gunner’s Dream’