Esta semana o destaque é grande para a televisão nacional. Entre concursos, culinária e novos dramas no universo da ficção, os canais portugueses rechearam-se de estreias durante os próximos dias. A RTP1 vai estrear dois novos concursos para acompanharem os espectadores nas noites de fim de semana, um de culinária e um de cultura geral, e a SIC vai reforçar a aposta na ficção nacional com a estreia de mais uma novela portuguesa em horário nobre. Nem a RTP2 foge à tendência da semana e oferece aos espectadores dois documentários que merecem não passar despercebidos.

Sugestão EF – Cook Off Duelo de Sabores (RTP1)

Para fazer frente aos concursos das estações rivais, a RTP1 estreia este domingo um novo programa. Apresentado por Catarina Furtado e com o apoio dos chefes Cordeiro e Kiko, vai levar os espectadores numa viagem por Portugal que dá a conhecer as várias iguarias gastronómicas que deliciam o nosso país.

ef-cook-off

Enquanto a apresentadora nos leva a passear pelas regiões por onde passam e nos dá a conhecer o melhor de cada uma, os chefes têm outra tarefa em mãos: escolher apenas os quatro melhores cozinheiros de cada uma das dez regiões. Mas antes dessa escolha, claro, acontece o grande duelo: duas localidades diferentes, uma liderada pelo chefe Cordeiro e outra liderada pelo chefe Kiko, vão disputar quem merece estar presente na semifinal.

O objetivo? Decidir qual é a região mais saborosa de Portugal.

Cook Off Duelo de Sabores estreia domingo, dia 17, às 21h15 na RTP1. O primeiro episódio vai passar-se no Alentejo, num confronto entre Alcácer do Sal e Reguengos de Monsaraz.

Sugestões Rápidas

Homem do Saco (RTP1)

Manuel Marques estreia-se na como apresentador na nova aposta da RTP1. Homem do Saco ef-homemdosacoé um concurso de cultura geral que pode oferecer aos concorrentes até 1000 euros. São dois participantes que têm de responder a dez perguntas, mas antes de tudo começar um deles tem de escolher entre dois sacos: um contém o dinheiro e o outro tem apenas prémios de participação, mas, claro, não sabe qual deles tem o quê. O jogo prossegue, sendo que cada resposta correta corresponde a 100 euros e, quando um dos concorrentes falha, passa imediatamente a ser a vez do adversário. No final vem a melhor parte – pode escolher o saco do início ou pode alterar a escolha. Pressão? Nada disso! O novo concurso da estação pública estreia amanhã, dia 16 de maio, às 21h15.

Poderosas (SIC)

ef-poderosasA nova trama da estação de Carnaxide relata a história de três mulheres – Amélia (Soraia Chaves), Jacinta (Maria João Luís) e Luísa (Joana Ribeiro) – que têm como ligação o desejo de se vingarem de um homem: José Maria (Rogério Samora). A primeira não perdoa ter sido abandonada em criança, a segunda foi presa injustamente, enquanto a terceira quer proteger a família e honrar uma promessa. A estreia da nova novela da SIC é a prova da grande aposta que o canal está a fazer na ficção nacional. A partir de segunda-feira, dia 18, vão passar a ser exibidas duas produções nacionais e apenas uma produção brasileira durante o horário nobre. Poderosas vai ser transmitida de segunda a sexta às 22h30.

Dois dias de documentários (RTP2)

Durante a próxima semana, a RTP2 vai transmitir dois documentários que valem a pena ser ef-ilustre-desconhecidovistos. Lá vamos, cantando e rindo, com transmissão dia 19, terça-feira, às 23h30, assinala os 79 anos da fundação da Mocidade Portuguesa. Da autoria de Joaquim Vieira, o documentário apresenta a organização que marcou várias gerações durante a ditadura de Salazar. No dia seguinte, também às 23h30, o destaque é para Ilustre Desconhecido. Realizado por Pierre Pochart e Jean-Pierre Devillers, relata a história de um grupo de resistência que, em plena Segunda Guerra Mundial, retira as obras-primas do Museu do Louvre para as defender dos nazis.

Edição relativa à semana de 15 a 22 de maio