A Festa do Cinema, que de 11 a 13 de maio põe os bilhetes de 500 salas de cinema a 2,5 euros, contou com mais de 50.000 espectadores no seu primeiro dia.
Os dados revelados à agência Lusa por Nuno Sousa, um dos organizadores da iniciativa, divulgam “o triplo de vendas numa segunda-feira”, sendo as principais atracções Vingadores: A Era de Ultron e Velocidade Furiosa 7.
“É um número ótimo e vai ao encontro das nossas expetativas, mas esperamos subir este valor nestes dois dias que faltam da Festa do Cinema“, afirma Nuno Sousa. Organizada pelos exibidores e distribuidores portugueses, a Festa do Cinema é uma “celebração do ato cultural e social de ir ao cinema“.
Sousa acalenta o sonho de que a Festa do Cinema figure no calendário dos espetadores e construa uma dinâmica no mercado que justifique “a produção de filmes nacionais para estrear no contexto da Festa“. “É o que acontece já em Espanha“, onde também já existe um evento semelhante.
Segundo o ICA, Portugal registou, no ano transacto, os piores valores de consumo de cinema desde 2004, com 12 milhões de espectadores.