fb newspaper

Estão a chegar os “artigos instantâneos” do Facebook

O gigante das redes sociais está a apostar cada vez mais no jornalismo digital integrado. Desta vez, vêm aí os instant articles, que se vão integrar no Facebook como uma alternativa aos órgãos de comunicação exteriores a esta rede social.

Com lançamento previsto para este mês, o objetivo será manter os utilizadores na rede social durante mais tempo, eliminando algumas das hiperligações que dirigiam a leitura para sites exteriores. Além da plataforma de leitura integrada no próprio Facebook, existirá ainda um modelo de lucro com anúncios adaptados aos diferentes órgãos de comunicação. Por um lado, as publicações receberão 100% dos lucros de anúncios próprios e, por outro, 70% dos lucros de anúncios gerados pelo Facebook. Esta dinâmica sugere que a iniciativa dos instant articles é, mais que outro modo de gerar lucros, uma estratégia desenhada para manter os utilizadores numa utilização mais prolongada da rede social.

A notícia foi confirmada pelo Wall Street Journal e já foram avançados nomes de participantes na iniciativa como o Buzzfeed, a National Geographic e o The New York Times.

Numa altura em que uma parte significativa das visualizações dos sites já dependem do seu reencaminhamento através de partilhas prévias no Facebook, a empresa de Zuckerberg afirma que os instant articles irão gerar ainda mais visualizações, uma vez que vão eliminar o tempo de carregamento do site original da notícia.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Dia Mundial do Ambiente
Dia do Ambiente. Como as práticas inovadoras podem promover a sustentabilidade