Hoje, 6 de maio, celebra-se o Dia Internacional Sem Dietas. Fica a conhecer a história deste dia e o contexto em que surgiu.

Mary Evans Young estabeleceu o dia 6 de maio como o dia ideal para lutar contra as dietas extremas e toda a indústria de produtos dietéticos.

A feminista teve esta ideia após superar uma doença bastante comum nos dias que correm – a anorexia. Através desta celebração, pretende chamar a atenção para a ineficácia e risco da maioria das dietas mais famosas da atualidade. Young afirma que todas as “dietas comerciais” têm como base a restrição da ingestão de nutrientes e energia necessários ao corpo humano.

Aquilo que mais a marcou e motivou a tomar uma atitude foi o visionamento de um programa televisivo no qual algumas mulheres recorriam a cirurgias estéticas para diminuir o seu peso. Para além disso, a história de uma rapariga de 15 anos que se suicidou devido ao seu peso também sensibilizou Mary Evans, levando-a a fazer algo.

A primeira edição da jornada “anti dietas” teve lugar em Londres, sob a forma de um piquenique. No ano seguinte, o evento alastrou-se e foi celebrado em países como os Estados Unidos da AméricaCanadá ou Austrália.

Este movimento tem como principal objetivo a aceitação do próprio peso e a luta contra a discriminação relacionada com o mesmo. Para além disso, pretende gerar uma consciencialização de que quem começa uma dieta provavelmente nunca irá alcançar a “meta ideal”. Essencialmente, defende e apela a um estilo de vida verdadeiramente saudável, sem obsessão com o número da roupa.

mary

Mary Evans Young

Hoje em dia, cresce o número de jovens com distúrbios alimentares, tais como anorexia ou bulimia. Este tipo de transtornos, ou mesmo apenas o início de uma dieta extrema, pode ser bastante perigoso e por em risco a própria vida. Assim, este dia, que se celebra desde 1992, tenciona lutar contra a existência de um “peso ideal” ou “corpo perfeito”, que muitas vezes é confundido com a magreza extrema.

O dia 6 de maio surge, então, como uma espécie de revolução que propõe um novo conceito de vida saudável, sem dietas extremas e com uma definição do peso conforme as características de cada um, sem quaisquer generalizações.