A Agenda Aparte volta para te aconselhar alguns dos espetáculos que vão ocupar os palcos portugueses na próxima semana. 

Esta semana escolhemos destacar as palavras de António Lobo Antunes em teatro, uma passagem de noite numa estação de camionetas, uma leitura encenada sobre a língua, uma peça de teatro que tem dança e uma visita animada ao Museu da Marioneta.

  • Estreia

António e Maria

ANTÓNIO E MARIA © Nuno Figueira

 

Teatro

7 a 16 de maio

21:00 (excepto 10 de maio que se realizará às 16:00)

Centro Cultural de Belém

Pequeno Auditório

Lisboa

Na sua 50 ª produção, o Teatro Meridional volta a levar para palco um texto não teatral. Desta vez as palavras são de António Lobo Antunes. Há um conselho do escritor que é levado a cena: “espreitar para dentro de uma bota, porque às vezes há coisas.” Maria Rueff será a atriz que interpretará um monólogo com a voz de várias mulheres. A encenação é de Miguel Seabra, que mais uma vez questiona o mundo também pelo desenho de luz.

Preço: 12,5 euros a 15 euros

Consulta mais informações, aqui.

  • Vai voltar

A Noite do Choro Pequeno

unnamed (9)

Teatro

7 a 31 de maio (quinta a sábado)

 Teatro da Luz

21:30

Lisboa

Estamos em Portugal nos anos 60 e duas mulheres ficam a dormir na estação de camionetas em Lisboa. A partir daqui, surge uma conversa que desvenda segredos, verdades e intimidades. Alexandra Sargento e Sofia Nicholson voltam a dar a cara a estas duas mulheres que acabam por desenvolver uma amizade. A autoria e encenação pertence a João Ascenso.

Preço: 5 euros a 10 euros

Consulta mais informações, aqui.

  • Pelo País

Das Línguas

unnamed (9)

Teatro

9 de maio

22h

Café-Concerto do Cine-Teatro de Estarreja

Estarreja

Catarina Lacerda e Susana Madeira apresentam leituras encenadas de textos de Regina Guimarães, onde exploram a relação do músculo língua e a Língua Portuguesa. O espetáculo está inserido no programa Feira do Livro e da Música, que se realiza de 6 a 10 de maio, e procura desmontar a gramática. Durante 45 minutos, as atrizes do Teatro Frio exploram a métrica e a musicalidade do texto.

Preço: 3 euros

Consulta mais informações, aqui.

  • Lá de fora

Everybody

unnamed (3)

Teatro/Dança

8 e 9 de maio

21h30

Culturgest

Lisboa

“Existe qualquer coisa no teatro, como sistema de visão, que me atrai e me fascina e, ao mesmo tempo, me inquieta. Uma fenda. Um pouco como na vida.” Quem o diz é o italiano Antonio Tagliarini. O performer, coreógrafo e encenador volta a atuar em Potugal numa peça onde junta a dança de André Cabral, a voz de Inês Nogueira e dramaturgia de Jaime Conde-Salazar. Esta é uma peça sobre a vida e sobre quem a vive: nós. A interação com o público  é uma forma de o colocar em palco.

Preço: 12 euros; 5 euros para menores de 30 anos.

Consulta mais informações, aqui.

  • Em conta

À Noite as marionetas ganham vida

imagemambientelista_1251555732

Instalação/Performance

8 de maio

21h

Museu da Marioneta

Lisboa

A proposta é dar uma visão viva do museu ao público. Marionetas que dançam dispostas em várias salas do museu. Esta visita animada é um projeto desenvolvido pela Licenciatura em Dança da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

Entrada livre

Consulta mais informações, aqui.