pessoachiado

Festival francês presta homenagem a autores ibéricos

Na passada quinta-feira, dia 30 de março, a cidade de Montpellier, em França, foi palco de um encontro literário dedicado a Fernando Pessoa. Esta iniciativa inseriu-se na 30.ª edição de La Comédie du Livre.

O evento, que terá lugar nos dias 29, 30 e 31 do mês corrente, tem como objectivo juntar escritores e ilustradores de origem portuguesa e espanhola, homenageando o património cultural dos dois países.

La Comédie du Livre pretende dar a conhecer à população francesa os autores ibéricos, consagrando nomes como Luís de Camões e José Saramago, mas apresentando também autores contemporâneos, como João Tordo, José Luís Peixoto e Nuno Júdice.

Nesta homenagem a Fernando Pessoa, esteve presente Stanislas Grassian, encenador francês que escreveu ‘Mystère Pessoa, mort d’un heteronyme’, peça de teatro levada a palco em 2011. Nos restantes dias do evento, serão organizados debates, ateliers e exposições.

Régis Pénalva, director literário do festival, justifica esta orientação, dizendo: “Para esta edição, escolhemos as literaturas ibéricas, porque fazemos 30 anos e é um aniversário importante, tanto para o festival quanto para Montpellier, que é uma cidade mediterrânica, orientada para os países do sul. Por outro lado, homenageamos as literaturas do sul da Europa, porque temos uma importante comunidade hispânica e lusófona em Montpellier“.

Mais Artigos
Serralves em Festa
Direção Regional de Cultura do Norte cria projeto de museus em rede para atrair jovens