coimbra

10ª edição de Fonlad chega a Coimbra

O festival Fonlad, dedicado à videoarte e organizado pela Videolab e pela IC Zero, terá lugar em Coimbra durante todo o mês de maio.

Este festival inclui instalações, oficinas, residências artísticas e performances em torno do conceito de videoarte. Inaugurado em 2005, comemora agora a sua décima edição, a qual começou no primeiro dia de maio, no Espaço Partícula, com uma instação de Eunice Artur e uma palestra com a artista russa Margarita Novikova.

O segundo dia do festival contou com uma performance de Novikova em conjunto com Andrea Inocêncio, na Casa da Esquina. Os visitantes terão também a oportunidade de encontrar workshops dedicados a vídeo-mapping, liderados pela francesa Dorianne Wotton, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Estarão também presentes responsáveis por outros festivais internacionais, tais como Niden (na Grécia), o Videoplay (na Argentina) e o Magmarte (em Itália). O encerramento do festival, no dia 30, dar-se-á no Espaço Partícula e contará com um espectáculo de vídeo-instalações em interacção com um bailarina da companhia Flic-Flac.

Podes visitar a página oficial do projeto aqui.