danca

Dia Mundial da Dança por todo o país

“Devíamos considerar perdido cada dia em que não tenhamos dançado pelo menos uma vez”. A frase atribuída ao filósofo Friedrich Nietzsche poderá não representar o dia-a-dia da maior parte das pessoas, mas tendo em conta que no dia 29 deste mês se celebra o Dia Mundial da Dança, talvez devêssemos adaptar a frase e dizer que passar esse dia sem ver um espetáculo de dança talvez se possa considerar uma boa oportunidade perdida. Por todo o país existe programação nesta área e celebrações deste dia. Se não sabes onde, o Espalha-Factos dá-te sugestões de espetáculos.

Norte

N’A Filantrópica, na Póvoa de Varzim, o espectáculo de dança O Corpo É, resultado do workshop orientado por Pedro Carvalho.

No Porto, o Teatro Municipal promove o programa Os Dias da Dança que se estende por mais de duas semanas, contando com a participação de coreógrafos e bailarinos nacionais e internacionais, com o preço conjunto de 20€.

Também podes entrar na magia do ballet com a Gala Ballet no Coliseu do Porto, às 21h30. O programa é composto por peças emblemáticas como Esmeralda, A Morte do Cisne, La Bayadère, O Lago dos Cisnes, Dom Quixote, O Quebra-Nozes, Gopak, entre outras peças. Em Lisboa, o mesmo espetáculo realiza-se no dia 28 de abril, no Teatro Tivoli.

Ainda no Porto, no Teatro Nacional São João, podes ver Terra de Olga Roriz, às 21h.

O Centro Cultural de Ílhavo abre as suas portas para celebrar a dança nos seus vários estilos, com o apoio das escolas e associações do Município.

Viana do Castelo recebe, no próximo dia 27 de abril, uma exposição que une fotografia e dança, da autoria do fotógrafo Simão Pereira, intitulada Dance Photography, reunindo 66 trabalhos fotográficos e que irá estar patente ao público até 3 de maio, na Praça Central do Estação Viana.

unnamed (2)

Centro

O Maria Matos Teatro Municipal celebra com o coreógrafo Victor Hugo Pontes e a peça Fall, de 27 a 30 abril, às 21h30.

facebook_event_899807043393462

A Companhia Nacional de Bailado volta a repor, a partir de dia 29, o bailado Giselle, no Teatro Camões.

O Projeto Quorum, da Quorum Academy, apresenta no dia 29 de abril um novo espetáculo com trabalho da autoria da coreógrafa São Castro, e ainda com a apresentação da peça Mesa que integra o repertório do Quorum Ballet e coreografada por Daniel Cardoso, nos Recreios da Amadora.

Sul

Em Albufeira, no dia 29, a partir das 21h, realiza-se um espetáculo que conta com a participação das escolas e academias de dança do concelho, no Auditório Municipal.

No Teatro das Figuras, em Faro, a Companhia de Dança do Algarve apresenta, no dia 29, um espetáculo de angariação de fundos, promovido pelo Lions Clube de Faro, a favor do Centro Cultural e Social da Paróquia de S. Martinho de Estoi e do Instituto D. Francisco Gomes – Casa dos Rapazes, às 21h30.

A cidade de Olhão celebra esta data dois dias antes, às 21h30, com o espetáculo Gala Ballet, protagonizada pelo Russian Classical Ballet e por artistas convidados, e incluiu excertos de bailados famosos. O espetáculo será no Auditório Municipal.

Mais Artigos
Negócio Fechado Pedro Lima
‘Amar Demais’. TVI já tem substituto para Pedro Lima