Lany

Casulo #29: O Manipulador e Lany

Mais uma sexta feira, mais uma edição do Casulo, a rubrica de Música do Espalha-Factos que todas as semanas te traz o que de melhor e mais recente se faz a nível nacional e além fronteiras.

Como nas edições anteriores, apresentamos-te três artistas, um nacional, outro internacional e um terceiro artista… surpresa. A partir de hoje ficarás a conhecer a banda nacional O Manipulador e os norte-americanos Lany. O terceiro artista desta edição será revelado no fim.

O Manipulador

O Manipulador

Manuel Molarinho é o nome por detrás deste projeto one-man band, que surgiu em 2010, após o baixista ter passado por várias bandas de música alternativa ao longo dos anos 2000. Molarinho pretendia experimentar novas sonoridades e percorrer caminhos nunca antes explorados. Nas suas atuações ao vivo não usa o computador, apenas o seu baixo, pedais, uma loop station e voz. Estas atuações ficam completas com as projeções de vídeo Eduardo Cunha, amigo de longa data. O artista pretende divertir-se com este projeto, e garante que este o faz sentir-se vivo. Em 2011 lançou o seu primeiro álbum, Boxing, e no ano seguinte já se podia ouvir o seu segundo trabalho, com o nome Chess. O Manipulador, em colaboração com o projeto Daily Misconceptions de João Santos, lançou no passado mês de fevereiro o split EP LOP, num estilo experimental e ambiente, numa sonoridade evasiva, fluída, que te leva até onde a tua imaginação te puder levar:

[bandcamp width=350 height=470 album=388295734 size=large bgcol=ffffff linkcol=0687f5 tracklist=false]

Apesar da magia de LOP, O Manipulador trabalha mais um estilo dentro o rock alternativo e lo-fi. Ouve o tema i know, do seu álbum de estreia:

Lany

Lany

Os ventos de Los Angeles trazem até ti esta semana os Lany, uma banda que completou no passado dia 22 um ano de existência. O synthpop e o pop alternativo são os géneros que melhor resumem os singles que o grupo tem vindo a lançar. Destacam-se os temas Bad, Bad, Bad e Made in Hollywood, as duas músicas mais recentes.

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/187187532″ params=”color=ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false” width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/165854511″ params=”color=ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false” width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]

Com potencial para fazer frente a grandes nomes da Música, os Lany têm vindo aos poucos conquistando fãs por todo o mundo, merecendo já o título de conta certificada no Soundcloud e no Facebook.

Banquise

Banquise

Partimos agora para Bordéus, em França, para conhecermos a banda de pop eletrónico Banquise. O grupo descreve-se como sendo uma “perturbação climática e musical”. Fãs de Little Dragon, SBTRKT Metronomy, os Banquise lançaram no ano passado o EP de estreia, People Under The Sun:

Há três meses, mostraram uma novidade, o tema Paintings and Paper:

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/185414724″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

Podes sempre seguir a playlist do Casulo no Spotify, através deste link, para que não percas nada destas sugestões musicais.