No dia em que se comemora o 41º aniversário da Revolução dos Cravos, a televisão nacional preparou uma programação especial. Desde documentários, a filmes e séries, o Espalha-Factos apresenta-te cinco sugestões televisivas para uma das datas mais marcantes da nossa história.

  •  As Ondas de Abril (dia 25 às 22h45, RTP)

Inspirado numa história real, o filme As Ondas de Abril, do realizador suíço Lionel Baier, centra-se na viagem de dois jornalistas estrangeiros a Portugal nas vésperas do 25 de abril de 1974. E se o propósito inicial desta dupla era o de retratar as ajudas da Suíça a um Portugal “subdesenvolvido, mas simpático“, o despertar da revolução rapidamente leva a um desfecho bem diferente. Com muita comédia à mistura, As Ondas de Abril conta com a participação de Valérie Donzelli, Michel Vuillermoz e Patrick Lapp, e dos portugueses José Eduardo, Carlos Sebastião, Teresa Faria, Patrícia André e Francisco Belard.

http://youtu.be/za67MdghTds

  • Os Últimos Dias Da PIDE (dia 25 às 22h30 e dia 26 às 23h50, RTP2)

Na RTP2, a série documental Os Últimos Dias da PIDE do jornalista Jacinto Godinho leva-nos aos acontecimentos (até então pouco conhecidos) dos dias 26 e 27 de abril que levaram à queda da polícia política. Com dois episódios a serem emitidos este fim de semana, Os Últimos Dias da PIDE é uma incursão pelos vários palcos do golpe militar e pela história oculta da Revolução dos Cravos – tudo isto complementando com depoimentos inéditos.caminhos1

  • Mulheres de Abril (dia 24, às 01h27, RTP1)

Nos últimos dias, a RTP tem voltado a transmitir Mulheres de Abril. Nesta série, cinco gerações de mulheres juntam-se por altura das comemoração do 40º aniversário do 25 de abril. Ao longo de cinco episódios, todas elas têm algo para partilhar sobre o passado e o presente, num retrato fidedigno das mudanças da condição da mulher na família e na sociedade – dos anos 20 à atualidade. O quinto e último episódio é emitido esta sexta-feira, dia 24.

http://youtu.be/SwUFWjtx94E

  • 25 Minutos de Uma Revolução (dia 25, às 14h58, às 21h33 e às 23h46, Canal História)

Em 25 Minutos de Uma Revolução, Otelo Saraiva de Carvalho, Vasco Lourenço e Paulo de Carvalho são algumas das caras que recordam a Revolução de abril. Neste documentário produzido em 2012 pelo Canal História acompanhamos a Revolução dos Cravos pela memória de quem a trouxe para a rua.

0000543559_

  • Assembleia da República: Sessão Solene “Comemorativa do 41.º Aniversário do 25 de Abril ” (dia 25, às 09h30, RTP1)

Como já é habitual, o 25 de abril será assinalado na Assembleia da República. A RTP emite uma sessão solene onde intervirão os vários partidos com assento parlamentar, bem como o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.