5ErrosTecnológicosFeatured

5 erros tecnológicos da TV e do cinema

A tecnologia, seja ela quotidiana ou futurista, sempre capturou a imaginação dos mais diferentes criadores de séries televisivas ou filmes de cinema. Contudo, para dar mais emoção a certas cenas ou simplesmente por total falta de conhecimento da matéria, a verdade é que várias vezes encontramos erros relativamente à forma como a tecnologia é retratada pelos realizadores. O Espalha-Factos apresenta-te cinco dos mais prevalecentes enganos tecnológicos do pequeno e grande ecrãs.

1 – A magia do zoom
5ErrosTec_Zoom
Ao contrário do que os diversos CSI ou restantes séries policiais possam fazer crer, se ampliarmos uma imagem outrora desfocada da cara de um suspeito, esta não fica magicamente tão definida que nem a mais insuspeita borbulha escapa. Um pixel é isso mesmo, um pixel. Se a imagem está desfocada, por muito que possam ser génios do photoshop pouco haverá a fazer para melhor discernir o seu conteúdo.

2 – Vírus agnósticos
5ErrosTec_Agnóstico
Criar um vírus para um sistema Windows é bastante diferente de criar um para Mac OS ou Linux mas isso não parece ser problema para Jeff Goldblum que em Dia da Independência decide infetar uma nave alienígena. Talvez os pacatos visitantes extraterrestres tenham comprado os seus computadores na Amazon.

3 – Hackers virtuosos
5ErrosTec_Hacking
Desde Angelina Jolie em Hackers Piratas Cibernéticos a Hugh Jackman em Operação Swordfish ou Emily Bett Rickards em Arrow, qualquer pessoa que queira entrar no sistema informático seja de quem for apenas terá que ignorar por completo que o rato existe e pressionar furiosamente o teclado com ambas as mãos, qual recital de piano, para conseguir comprometer as defesas de qualquer firewall. Aliás, diz quem sabe que a capacidade de pressionar vigorosamente teclas é um dos testes de aceitação da NSA.

4 – Textos letra a letra

5ErrosTec_LetraALetra
Antonio Banderas está a negociar via Internet, a trocar mensagens com uma entidade desconhecida acerca de um valioso disco que se encontra na posse de Sylvester Stallone no filme Assassinos. Este é um assunto tão delicado que as respostas da entidade com quem se corresponde chegam letra a letra e emitem um sinal sonoro à medida que vão aparecendo no ecrã. Imaginem se esse fosse o caso para o Whatsapp ou o Facebook Messenger.

5 – PC: Perigo de explosão
5ErrosTec_Explosão
Aparelhos eletrónicos usam eletricidade, logo, segundo séries como Star Trek ou inúmeros filmes de ação, estes explodem com efeitos espetaculares quando se encontram comprometidos ou sobre uma enorme carga. Claro que problemas elétricos nos dispositivos podem causar que, em casos extremos, estes queimem mas podem ficar descansados, quando o vosso PC começar a apitar porque clicaram sem querer num pop-up suspeito, este muito provavelmente não irá rebentar. Apesar de que estar a apitar também não será bom sinal.

Estes são só alguns dos erros que encontrámos em diversas obras da TV e do cinema que, naturalmente, devem-se muitas vezes à vontade de conferir maior emoção ou dramatismo a uma situação mas que não deixam de ser curiosamente divertidas no quão absurdas se podem tornar.

Mais Artigos
Ginny e Georgia
‘Ginny e Georgia’. Nova série da Netflix é comparada a ‘Gilmore Girls’