Fotografar dança na rua é cada vez mais frequente. Harmonizar o ambiente urbano através da dança é motivo para projetos fotográficos bem consolidados. Os primeiros trabalhos surgiram nos Estados Unidos da América mas já influenciaram fotógrafos de todo o mundo, incluindo Portugal. O Espalha- Factos faz uma seleção de quando o palco é a rua e a dança se torna parte do quotidiano. Cada cidade dá o seu ambiente ao projeto e cada bailarino dá identidade a cada fotografia.

  • Ballerina ProjectDane Shitagi

Ballerina Project foi o projeto que deu origem a muitos outros. Começou por ter como objetivo o contraste dos movimentos quentes da dança com os ambientes frios da rua. Nova Iorque, Boston ou Toronto foram algumas das cidades por onde já passou.

  • InMotion –  Haze Kware 

O projeto começou em Estrasburgo e depressa passou para cidades como Nova Iorque, São Francisco ou Paris. O fotógrafo capta poses de bailarinas ou artistas de rua em sítios emblemáticos ou que nunca ninguém tinha pensado ver.

  • Dance As Art –  Kevin Richardson

Este projeto surge como uma homenagem aos bailarinos de Nova Iorque. As fotografias são tiradas desde Times Square ao Central Park. A graciosidade dos bailarinos combina com as estruturas bem conhecidas da cidade.

  • Dancers Among Us Jordan Matter

Dancers Among Us é um projeto fotográfico que celebra o quotidiano através da energia da dança. Para isso, fixa momentos divertidos do dia-a-dia mas com bailarinos.

  • Dancing MomentsDimitry Roulland

Dimitry Roulland arriscou fotografar dança num ambiente urbano. A escolha deste fotógrafo foi Paris.

  • Mickael Jou

Há também quem adeque a moda das selfies às fotografias de rua. Ao todo Mickael Jou tirou 365 fotografias à volta da cidade de Berlim. A fotografia e a dança são as duas paixões deste bailarino que através destes dois meios tentou transmitir os seus sentimentos.

  • Ballet in the Streets of Portugal – Leandro Araújo

Os bailarinos portugueses também andam a ser fotografados nas ruas. Leandro Araújo é o fotografo que dá vida a este projeto. Para saberes mais, espera por um artigo de making of da mais recente sessão deste projeto.