NLA-epi203-0013i_bis-700x466

De Portugal para o mundo: atores que dão que falar I

São portugueses internacionalmente reconhecidos e estão para a representação como o Cristiano Ronaldo está para o futebol. São daqueles casos em que poderíamos escrever “dispensam apresentações”, mas preferimos apresentá-los, um por um, num artigo de orgulho nacional. No mês de estreia da série The Messengers, que conta com a participação de um português conhecido nos quatro cantos do mundo, o Espalha-Factos junta atores com uma característica em comum: sucesso internacional.

  • Diogo Morgado                                                        

Começou a carreira televisiva com apenas 17 anos, na RTP, com a telenovela Terra Mãe. Em 2000, a participação no telefilme Amo-te Teresa (SIC) catapultou-o para a fama. Desde então foi presença assídua nas telenovelas da estação, entre elas Vingança e Sol de inverno.

Desengane-se quem pense que só de telenovelas se preenche a carreira deste ator. Ao longo dos anos integrou o elenco de várias peças de teatro, entre elas a Grande Revista à Portuguesa. Na SIC, participou nas séries de humor Malucos do Riso e Aqui não há quem viva e protagonizou A Vida Privada de Salazar.

Em 2013, já considerado um dos atores mais prestigiados da sua geração em Portugal, revelou-se ao mundo no papel de Jesus, na minissérie A Bíblia. Recolheu aplausos das mais ilustres personalidades, recebeu o título de “hot Jesus”, foi pré nomeado para o Emmy de melhor ator numa minissérie e tornou-se o primeiro português a ser entrevistado no programa Oprah. A apresentadora, uma das mulheres mais influentes do mundo, não lhe poupou elogios. A série foi um sucesso nos EUA, batendo todos os recordes de audiências dos canais por cabo americanos até então.

ef-diogo-morgado-1

No mesmo ano integrou o elenco da terceira temporada da série americana Revenge, na qual gravou uma participação especial. Em 2014 voltou a fazer furor lá fora no papel de Jesus, mas desta vez no grande ecrã, no filme The Son of God.

Este mês, dia 17 nos Estado Unidos e dia 28 em Portugal, todos os fãs de Diogo Morgado estarão de olhos postos na televisão, à espera de ver o mais recente trabalho do ator, que integra agora o elenco da série The Messengers.

ef-diogo-morgado-3

  • Daniela Ruah

Quem a viu dar os primeiros passos na telenovela Jardins Proibidos, não imaginaria que se tornaria numa estrela de Hollywood. Depois de interpretar Sara na primeira telenovela portuguesa a bater as brasileiras da Globo, deu corpo e voz a outras personagens em telenovelas como Filha do MarDei-te Quase Tudo e Tu e Eu, bem como em séries como o Inspetor Max e Casos da Vida.

ef-daniela-ruah

Estudou dois anos na London Metropolitan University e poucos anos mais tarde partiu rumo a Nova Iorque para estudar no Lee Strasberg Theatre and Film Institute.

A viver nos Estados Unidos desde 2007, conseguiu conquistar George Lucas – realizador de Indiana Jones e Guerra das Estrelas – e foi escolhida para o papel de uma italiana sedutora em Red Tails. O passo seguinte catapultou-a para as luzes da ribalta: foi selecionada para ser coprotagonista da série NCIS – Los Angeles, onde veste a pele da agente Kensi Blye, contracenado com atores como Chris O’DonnellLL Cool J e Linda Hunt.

NLA-epi203-0013i_bis-700x466

Em 2010, venceu o Globo de Ouro em Portugal na categoria revelação do ano e foi nomeada na categoria atriz de televisão de ação nos Teen Choice Awards. Em 2011 esteve pré nomeada na mesma categoria dos Emmy Awards.

Neste momento, a atriz portuguesa trabalha para a cadeia televisiva CBS, com a qual assinou um contrato de sete anos. Exemplo máximo de uma mulher de sucesso, Daniela Ruah revelou em entrevista que “aos 16 anos o sonho era acabar o liceu, ir estudar para Londres, ir para Nova Iorque, ir para Hollywood e ganhar um Óscar (…) já está tudo feito, agora espero que seja uma questão de tempo”. E nós cá estaremos para espalhar a notícia!

 

  • Pêpê Rapazote

Licenciou-se em arquitetura, mas enveredou pela representação através da Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, onde fez teatro amador e iniciou a sua formação sob a direção do encenador e ator José Boavida. Em 2000 estreou-se como profissional na peça O Segredo do Teu Corpo de Manuel Halpern.

Pêpê Rapazote é presença assídua em telenovelas telefilmes e séries de humor nacionais, de onde se destacam os papéis de protagonista em Jura (SIC), Pai à Força (RTP) e Bem-Vindos a Beirais (RTP).

ef-pepe-rapazote-1

Em 2013, conseguiu alcançar um objetivo que persegue há vários anos – trabalhar no mercado internacional, nomeadamente no americano – e participou em dois dos episódios da série Shameless. No ano seguinte o desafio foi ainda maior, já que foi convidado a integrar a última temporada de Boardwalk Empire. Contudo, o ator português teve de abdicar deste projeto por questões administrativas.

ef-pepe-rapazote-2

Mas o talento nacional no mundo da representação é demasiado vasto para ser enaltecido de uma só vez. Por isso, durante os próximos dias, o Espalha-Factos dá-te a conhecer os nomes que representam o país lá fora e enchem de orgulho quem os viu dar os primeiros passos. Fica atento!

Mais Artigos
Nazaré não lidera audiências na estreia da segunda temporada
Audiências. ‘Nazaré’ perde telespectadores em estreia da segunda temporada