De 4 a 12 de julho realiza-se a 23.ª edição do Curtas Vila do Conde no Teatro Neiva. Este ano, o festival conta com as competições já conhecidas, e acrescenta-se também um Mercado da Curta Metrage e a Solar-Galeria de Arte.

O Curtas de Vila do Conde vai contar com as já conhecidas competições:  International Nacional, Experimental, Vídeos Musicais, Curtinhas e Take One! 

Os filmes a competirem para Internacional ou Nacional podem ser de ficção, documentário ou animação. A secção de Experimental pretende mostrar filmes que apresentem novas abordagens à imagem em movimento. Uma competição que abrange todos os públicos e genéros, desde os Vídeos Musicais aos filmes para crianças (Curtinhas). Até as escolas estão incluídas – na secção “Take One!“.

A programação conta ainda com outras temáticas. No “Curta à Longa” poderão ver-se filmes que de algum modo estiveram relacionados com o o festival). Em “Panoramas”  exibem-se filmes nacionais que já estiveram presentes noutros festivais portugueses e ainda as melhores curtas metragens europeias. No “In Focus” faz-se uma retrospectiva de autores e temáticas e  no “Stereo” faz-se mostram-se filmes que prestigiam as relações do som, da música e das imagens em movimento.

Como já é costume, este festival conta também com muitos filmes, muitos workshops e também muitos concertos. No campo musical o Teatro Neiva vai ouvir vários filmes-concerto, perfomances, showcases e DJ sets.

Se queres participar neste festival, o prazo para a inscrição de filmes nas Competições Nacional, Vídeos Musicais e Take One! termina a 22 de Maio. Aceita-se a inscrição de novas curtas-metragens produzidas em 2014 ou 2015, de duração máxima até 60 minutos (salvo excepções assinaladas), em película (35 ou 16 mm) ou vídeo.

As inscrições nas Competições Internacional, Experimental e Curtinhas termiram a 10 de abril.