caminhos

RTP2 estreia documentário “Os Últimos Dias da PIDE”

A RTP2 estreia nos próximos dias 25 e 26 de abril uma minissérie documental intitulada Os Últimos Dias da PIDE. Esta produção, que conta com dois episódios, é realizada por Jacinto Godinho e vai para o ar ao final da noite.

No primeiro episódio, Assalto à PIDE, relatam-se todas as tentativas militares e populares que aconteceram no dia 25 de abril de 1974 e que tiveram como alvo a sede da DGS, ou como era chamada popularmente PIDE-DGS.

Devido à catadupa de acontecimentos na revolução, os incidentes na Rua António Maria Cardoso acabaram por ser secundarizados e até esquecidos pelos órgãos de comunicação. Mas, desde a madrugada do dia 25 até à noite de 26 a rua da sede da PIDE foi o único campo de batalha sangrento da revolução. Morreram 5 pessoas e houve mais de 45 feridos. O que se passou? Como aconteceu o último massacre da responsabilidade do regime do Estado Novo? Quem foram os responsáveis pelas mortes?

Já na segunda e última parte, Caça à PIDE, são retratados os eventos ocorridos nos dias 26 e 27 de abril e que levaram à extinção da temida e odiada polícia política do Estado Novo, procurando também responder a algumas questões importantes. O que aconteceu na Rua do Heroísmo, sede da Delegação da DGS no Porto e que permitiu a fuga de Rosa Casaco, o inspetor que comandava a brigada que assassinou Humberto Delgado? Porque nomeou Spínola um novo diretor para a PIDE, o inspetor-adjunto Coelho Dias? O que aconteceu com a libertação dos presos políticos em Caxias?

Este documentário pretende reconstituir com testemunhos inéditos e factos desconhecidos a história oculta da Revolução dos Cravos. Nos 40 anos do 25 de abril assistimos, com toda a justiça, a uma celebração dos acontecimentos no Terreiro do Paço e no Largo do Carmo mitificando a revolução nesse capitão de olhar puro chamado Salgueiro Maia. Mas houve vários palcos do golpe militar.

Na Rua António Maria Cardoso, sede da temida e odiada PIDE/DGS travou-se uma batalha, essa sim digna de um fim de regime, com tiroteio, mortes, feridos, massacres, cerco e drama. Por variadíssimas razões os acontecimentos que levaram à queda da PIDE não foram, até hoje, investigados com clareza. Este documentário pretende reconstituir com testemunhos inéditos e factos desconhecidos a história oculta da Revolução dos Cravos.

Mais Artigos
Oscar Wilde
Oscar Wilde: 120 anos depois da morte, permanece um legado rico e complexo