sismo 1755 smithsonian

Smithsonian Channel recria o sismo de 1755 em Lisboa

O canal norte-americano Smithsonian Channel recriou, para o seu programa Perfect Storms, o sismo que abalou a capital portuguesa no ano de 1755. Vê aqui um excerto do vídeo.

O episódio piloto desta série sobre catástrofes tomou o nome de God’s Wrath (“A Ira Divina”, traduzido). Embora tenha sido transmitido em novembro do ano passado, apenas agora este clip do mesmo se tornou viral.

Numa reconstituição do dia 1 de novembro de 1755, podemos observar como o sismo inicial (8.5 na Escala de Richter), o maremoto subsequente e os incêndios causados pelos milhares de velas acesas devido ao feriado religioso, se conjugaram para fazer desta uma das piores catástrofes naturais na História do nosso país.

Além disso, o episódio mostra ainda como a ação rápida e eficaz de Marquês de Pombal permitiu que a cidade se reerguesse do desastre, focando-se especialmente na perseguição e execução dos criminosos que saqueavam a capital.

O nome deste episódio faz alusão a um dilema filosófico colocado na altura do sismo por mentes como Voltaire, e que questionava o motivo de uma ação violenta por parte de Deus num país tão profundamente católico e devoto. No final, Lisboa fica descrita pelo vídeo como “não mais uma cidade de ouro, mas um repositório de ossos carbonizados”.

http://www.youtube.com/watch?v=FGhv6zcBPxQ