notebbbbb

As (verdadeiras) regras da atração em gifs

A ciência tem, finalmente, uma palavra a dizer sobre o que torna alguém atraente. Desde o tamanho dos dedos à cor do cabelo, passando pela simetria facial e corporal, os fatores mais e menos atrativos encontram-se numa lista desenvolvida por um grupo de cientistas de Génova e  compilada pelo Telegraph.

O grupo de cientistas sabia que uma das questões mais angustiantes pelas quais o ser humano pode passar é determinar o “porquê” de estar atraído por alguém. Decidiram, então, dedicar o seu estudo a esse “je ne sais quoi” que ninguém sabia nomear nem explicar, e chegaram a conclusões bastante interessantes (algumas das quais nunca nos passariam pela cabeça!):

tumblr_n6zuhwBsOz1tw1vhco1_250

  • Simetria

Ao longo dos séculos, o conceito de beleza tem variado bastante. No entanto, algo tem sido comum a todas as culturas: o prazer estético causado por uma simetria facial.

A simetria do rosto é associada a indivíduos com bons genes, extrovertidos e gentis. Para além disso, está comprovado que as pessoas com melhor aspeto físico são mais bem sucedidos na vida pessoal e profissional.

Para além da simetria facial, a corporal também exerce um papel importante – mulheres com menos espaço entre os seios são consideradas mais atraentes, já que isso é um indicador de um maior nível de fertilidade.

A nível sexual, a simetria corporal masculina também é bastante agradável – as mulheres afirmam que tiveram mais orgasmos com parceiros corporalmente mais simétricos.

tumblr_n8wizveepk1ten8zio1_500

  • Comprimento dos dedos

Foi descoberta uma relação entre o comprimento dos dedos e os níveis de testosterona – parece que, nos homens, quanto mais comprido for o dedo anelar em comparação com o dedo indicador, maior é a produção da hormona.

Se o sexo feminino repara e se importa com esta caraterística? A verdade é que os níveis de testosterona afetam a quantidade de espermatozóides presentes no esperma. Assim, os homens que a produzem em maior quantidade serão mais férteis.

anigif_enhanced-19450-1405017643-1

Embora esta informação esteja comprovada, alguns cientistas da Universidade de Oxford dizem que há uma promiscuidade acrescida nos homens com um dedo anelar maior.

  • Cor de cabelo

Alguns estudos, de há 11 mil anos atrás, confirmavam a preferência dos homens por mulheres loiras de olhos azuis. Para estes, estas mulheres, de traços mais finos e pele mais suave, lucravam a nível evolutivo, já que a perda de pigmentação do seu cabelo possibilitava uma entrada dos raios ultravioletas mais eficaz e, assim, uma melhor sintetização das vitaminas.

tumblr_mjcvlfkw0R1revk8bo1_500

Apesar de tudo isto, não há volta a dar num dos pontos – as mulheres mais bonitas do mundo, na opinião masculina, são morenas, como indicado um estudo publicado no Jornal Escandinavo da Psicologia.

tumblr_inline_mzo6agwqKZ1sn68oi

  • Formato do corpo

A matemática tem uma influência decisiva nas regras da atração. Os homens preferem mulheres com uma relação entre a cintura e a anca de 7 para 10 e com um IMC de 20,85. O peito e o tamanho da anca são fatores bastante importantes, também – embora os homens possam não saber explicar porquê, essa preferência está, mais uma vez, ligada à fertilidade.

Nos homens, é mais apreciada uma relação entre a cintura e a anca de 9 para 10. Os mais atraentes são aqueles com maxilares largos, queixo amplo e sobrancelhas maiores e mais grossas. Embora de forma inconsciente, as mulheres também atentam no ângulo entre os olhos e no comprimento da cara.

A eterna questão dos pelos faciais parece não ser unânime. No entanto, as mulheres não têm preferência por uma ausência total barba – geralmente, gostam dela bem aparada. Um nível de gordura de 12%, no sexo masculino, é indicado como o ideal – indica um sistema imunitário mais resistente.

1385756849877821_animate

  • Cheiro

Os cientistas ainda não chegaram a uma conclusão acerca do facto de o ser humano produzir, ou não, feromonas (hormonas que algumas espécies animais segregam com o intuito de atrair um parceiro para acasalar). No entanto, é mais que certo que o cheiro tem importância na sensualidade e caráter atrativo.

Há um estudo que comprova que o homem e a mulher conseguem cheirar o sistema imunitário um do outro, o que os permite escolher um parceiro que garanta filhos saudáveis. Para perceber melhor essa questão olfativa, foi feita uma experiência: pediu-se a várias mulheres que cheirassem algumas camisolas masculinas, sujas com suor. Surpreendentemente ou não, estas preferiram os cheiros provenientes de homens com maiores níveis de testosterona e no pico da fertilidade.

giphy (2)

Há, no entanto, um pormenor que influencia esta perceção dos cheiros por parte do sexo feminino – a pílula. Este contracetivo “engana” as hormonas e faz com que as mulheres percecionem os cheiros como se estivessem grávidas – o que faz com que estas se prefiram rodear de cheiros mais familiares e geneticamente próximos do seu.

  •  Voz e Boca

O que tira os homens do sério são vozes seguras e sussurradas, porque mostram juventude e uma estrutura corporal mais esguia. Já as mulheres adoram tons de voz mais graves – associam-nos a estruturas corporais maiores.

 Finalmente, o que nunca deve faltar nas mulheres é o sorriso. Os homens gostam de mulheres com boa disposição e um bom sentido de humor. Quanto às mulheres, preferem homens mais sérios e com ar misterioso – mas que saibam fazê-las rir.

tumblr_inline_mwxwu51JBv1qlj39s

Mais Artigos
Succession
‘Succession’, a família em primeiro lugar