Com a quinta temporada de Game of Thrones a estrear amanhã, dia 12 de abril, na HBO, o Espalha-Factos traz-te um resumo das principais intrigas da temporada anterior.

Há já praticamente dez meses que os fãs aguardam a estreia da quinta temporada da aclamada série. O final da temporada anterior deixou todos ansiosamente à espera com as habituais reviravoltas nas storylines, por isso relembramos aqui hoje o que aconteceu até à season finale.

Num dos mais antecipados momentos desde o início da série, o odiado rei Joffrey é envenenado durante uma celebração, para a alegria das audiências, mas desgosto da sua mãe Cersei. Em substituição, Tommen, o seu irmão mais novo, é coroado como o novo rei.

Joffrey

Tyrion, um dos personagens mais apreciados pelo público, continua nesta temporada firme contra um mundo e uma família que o despreza. Acusado injustamente pelo assassinato do seu sobrinho Joffrey, o anão preferido dos fãs exige um julgamento por combate para evitar a sentença de morte. Após um confronto renhido entre o seu representante, Oberyn Martell, e Gregor Clegane (a lutar pela coroa), o último ganha por um descuido do oponente e desse modo Tyrion é condenado à execução.

É apenas pela ação do seu irmão Jaime, que o salva da prisão, que Tyrion consegue fugir de King’s Landing. Não sem antes matar a sua amada Shae, a prostituta que o havia traído em julgamento, e o seu pai, Tywin. No episódio final, embarca num navio com o enigmático Varys rumo a um destino que ainda não foi revelado.

Tyrion

A jovem Arya Stark e Sandor Clegane (The Hound) viajam durante a quarta temporada, mantendo uma relação dividida entre o ódio e o companheirismo (tanto quanto permite a personalidade amarga do guerreiro veterano). Inicialmente tratada como uma prisioneira, Arya prova-se digna de confiança ao ajudar Clegane em várias situações precárias.

Paralelamente, numa demanda que honra o caráter nobre da personagem, Brienne de Tarth parte em busca de Sansa Stark (que foge com Littlefinger para o Vale dos Arryn após a morte de Joffrey). Juntamente com o seu assistente, Podrick, embarcam numa longa viagem onde acabam por se cruzar com o Hound e Arya. Tendo prometido à falecida Catelyn Stark manter as filhas seguras, Brienne luta com Clegane para que possa levar a rapariga consigo, numa gráfica cena de violência como a série já vem habituando os espectadores. No final, The Hound sai derrotado, mas Arya consegue escapar-se sozinha.

Brienne/The Hound

É importante relembrar que a família Stark está reduzida aos seus últimos membros após a morte de Ned Stark na primeira temporada e o massacre do Red Wedding (terceira temporada), que levou Catelyn Stark, Robb Stark e a sua mulher grávida.

Daenerys Targaryen, a Khaleesi, continua as conquistas do outro lado do oceano, em Essos, com o objetivo final de reclamar o direito ao Iron Throne em Westeros. Juntamente com o seu exército de unsullied, conquista a cidade de Meereen incitando a revolta dos escravos e crucificando os seus mestres. A nova rainha começa, no entanto, a perder o controlo aos seus três dragões, que já cresceram e começam a tornar-se violentos para a população e para a sua própria mãe. Acaba assim por se ver forçada a confinar dois deles às masmorras da cidade. Em simultâneo, o seu conselheiro Jorah Mormont é surpreendentemente exposto como espião ao serviço de Varys, o que causa a sua imediata expulsão do exército da Khaleesi.

Daenerys Queen

No Norte de Westeros os problemas continuam a crescer com a aproximação dos White Walkers para lá da muralha. Jon Snow, o endurecido membro da Night’s Watch, parte para lá da fronteira e, entre negociações e conflitos com o exército dos wildlings, acaba por ver morrer nos seus braços a rebelde Ygritte, que nos presenteia uma última vez mais com a sua já conhecida frase: “You know nothing, Jon Snow”. A reunião de Jon Snow com o líder dos rebeldes Mance Rayder termina abruptamente quando o exército de Stannis Baratheon invade o local e força o rendimento dos wildlings. Após esta vitória, Stannis marca o primeiro passo em direção à desejada conquista dos Sete Reinos de Westeros.

Ygritte

Bran Stark, o rapaz permanentemente fugido, continua durante a temporada em busca do mítico corvo. Acompanhado por Hodor e os irmãos Jojen e Meera, acaba por chegar à árvore com que constantemente sonha. Neste local, Jojen morre antes que os restantes se refugiem na caverna do corvo, onde Bran é misteriosamente informado de que “irá voar”.

Está então dado o mote para que a próxima temporada de Game of Thrones comece em grande, com um enredo recheado de intriga em todas as frentes e storylines imprevisíveis, como os fãs já estão habituados desde a primeira temporada.