Cadeiras do Cinema

Primeiro trimestre de 2015 registou um aumento de espectadores no cinema

Os primeiros três meses deste ano registaram mais de 500 mil espectadores nas salas de cinema nacionais e um aumento de 2,9 milhões de euros em comparação com o mesmo período do ano passado

Segundo o ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual), entre janeiro e março as exibições comerciais de cinema em Portugal registaram 3.331.713 espectadores e 17,1 milhões de euros de receita bruta de bilheteira, sendo que estes números foram impulsionados pelos resultados obtidos durante o mês de fevereiro.

As Cinquenta Sombras de Grey, da realizadora Sam Taylor-Johnson, foi o filme mais visto do trimestre, com mais de 490 mil espectadores. Durante o mesmo período, o filme português mais visto foi Virados do Avesso, de Edgar Pêra, com cerca de seis mil espectadores nas salas nacionais.

O ICA frisou ainda que, no primeiro semestre, o mercado da distribuição de fitas esteve, essencialmente, concentrado em duas empresas, nomeadamente a NOS Lusomundo Audiovisuais e a Big Picture 2 Films, que representam 89% da quota de mercado portuguesa.

Mais Artigos
Ennio Morricone
Morreu o compositor italiano Ennio Morricone aos 91 anos