Os primeiros três meses deste ano registaram mais de 500 mil espectadores nas salas de cinema nacionais e um aumento de 2,9 milhões de euros em comparação com o mesmo período do ano passado

Segundo o ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual), entre janeiro e março as exibições comerciais de cinema em Portugal registaram 3.331.713 espectadores e 17,1 milhões de euros de receita bruta de bilheteira, sendo que estes números foram impulsionados pelos resultados obtidos durante o mês de fevereiro.

As Cinquenta Sombras de Grey, da realizadora Sam Taylor-Johnson, foi o filme mais visto do trimestre, com mais de 490 mil espectadores. Durante o mesmo período, o filme português mais visto foi Virados do Avesso, de Edgar Pêra, com cerca de seis mil espectadores nas salas nacionais.

O ICA frisou ainda que, no primeiro semestre, o mercado da distribuição de fitas esteve, essencialmente, concentrado em duas empresas, nomeadamente a NOS Lusomundo Audiovisuais e a Big Picture 2 Films, que representam 89% da quota de mercado portuguesa.