2714686

Jovens bailarinos portugueses participam num dos maiores concursos de escolas do mundo

A partir da próxima sexta-feira (10 de abril), treze jovens bailarinos portugueses, de duas academias de dança do Porto e uma de Leiria, participam no Youth America Grand Prix, considerado uma das maiores competições de escolas do mundo. O concurso realiza-se em Nova Iorque e tem a participação de 600 alunos de dezenas de países de todo o mundo. 

Os participantes portugueses têm entre 9 e 16 anos. A Escola Domus Dança, do Porto, estará representada por Diogo Oliveira ( 16 anos), Maria Martins (16 anos) e Frederico Loureiro (14 anos). Alexandre Oliveira, representante da escola, destaca a possibilidade que este concurso tem de “encontrar saídas de formação ou de trabalho para os alunos”, que treinam diariamente de cinco a seis horas por dia. Ainda do Porto, Ana Teresa Carvalho (10 anos) e Teresa Borges (11 anos) competem pela Escola de Bailado Espaço Dança, no escalão pré-competitivo.

Dos 9 aos 14 anos, a Academia de Ballet e Dança Annarella, de Leiria, leva João Gomes, António Casalinho, Francisco Gomes, Margarida Gonçalves, Sofia Crisóstomo, Laura Viola, Margarita Fernandes e Electra Evangelista. Annarella, que dirige a escola, refere que esta é a oportunidade ideal para “as escolas mostrarem o seu trabalho e de os seus alunos conseguirem bolsas de estudo”.

Os bailarinos foram apurados nas semifinais europeia em Paris, no mês de outubro. Para Frederico Loureiro, Diogo Oliveira e Teresa Borges está já não será a primeira participação no concurso.

YAGP Gala 2007

Esta é a 16º edição do  Youth America Grand Prix e vai contar com participações de escolas de dança conceituadas da Coreia, China, Brasil, Estados Unidos, Japão, Suíça e Roménia. Ao longo da competição, os bailarinos têm a possibilidade de ter aulas com profissionais da Paris Opera Ballet ou do Royal Ballet.

No final, das três categorias em competição ( sénior, júnior e pré-competitivo) são distinguidos os 12 melhores bailarinos masculinos e femininos. Na competição de grupo são selecionados os três melhores, independentemente da idade dos bailarinos.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
A Serra
‘A Serra’ estreia a liderar e é o programa mais visto do dia