O artista que assina como theantilove fez um mapa mundo onde estão assinaladas os locais onde os filmes da Disney/Pixar têm lugar. Através do cruzamento das referências nos filmes à realidade conseguiu identificar os locais de cada uma das aventuras deste universo da animação.

As únicas exceções são os filmes Planeta do Tesouro e Monstros e Companhia, por se passarem num universo alternativo, Wall-E por decorrer no futuro, e Dinossauro por acontecer no antigo supercontinente, Pangea. Já Força Ralph, apesar de se passar dentro de uma máquina de arcada, theantilove considerou que a ação se desenrola no ciberespaço, pelo que não o colocou no mapa.

Seja por que as referências são explícitas, pela fauna e flora presente no filme, pelos contos em que os argumentos foram inspirados, a verdade é que os filmes da Disney passam-se um pouco por toda a parte.

O caso mais específico, e onde foi mesmo necessária uma grande atenção ao pormenor, pois nem em todos os filmes aparecem grandes monumentos que nos permitem localizar de imediato o local, como por exemplo a Opera de Sydney em À Procura de Nemo, é Toy Story.

O artista localizou este filme numa pequena cidade do Ohio, não só porque o clima coincide com o deste estado, mas porque existe uma ideia generalizada de que Toy Story é a representação da infância de Lee Unkrich, co-realizador deste filme. No quarto de Andy está um autocolante que diz “Go Tigers”. Curiosamente, o tigre era a mascote do liceu de Unkrich, o que dá mais força à teoria.

tigers

Por sua vez, no grupo das referências explícitas encontram-se filmes como Bolt, Peter Pan e Mulan, tal como mostram estas imagens:

Deixamos-te aqui o dito mapa, onde podes aumentar o teu conhecimento sobre a Disney e ver os quatro cantos do mundo em que as histórias acontecem:download