1000

França proíbe modelos demasiado magras

Na última sexta-feira, a Assembleia Nacional Francesa proibiu a participação de modelos demasiado magras em desfiles e sessões de moda. Se a medida não for cumprida, a multa pode chegar aos milhares de euros.

Na origem desta lei está a luta contra a anorexia. A proposta foi feita pelo deputado Olivier Vèran, do PS, e aprovada pelo Parlamento francês. O deputado que fez a proposta refere que esta medida serve para regulador o setor.

A infração desta medida pode levar a multas que chegam aos 75 000 euros e atingir até seis meses de prisão, isto porque foi aprovado o crime de incitação à magreza excessiva.

Para que as modelos possam participar nos desfiles e sessões fotográficas, terão de pesar pelo menos 55kg se tiverem 1,75 metros, e assim proporcionalmente.

O setor da moda não recebeu a medida com grande entusiasmo. A associação SYNAM, que representa 40 agências de moda e modelos, refere que esta medida “confunde a anorexia e a magreza das modelos e ignora o facto da anorexia ser uma doença psicogénica.”

77035403_770x433_acf_cropped-770x433

Cerca de 40 000 franceses sofrem de anorexia, sendo que a maioria são adolescentes. Em declarações à BFM TV, Marisol Touraine, Ministra da Saúde francesa, disse: “É importante poder dizer às modelos de moda que elas precisam de comer bem e cuidar da sua saúde, especialmente para as mulheres jovens, que vê as modelos como um ideal estético.”

França junta-se a Espanha, Itália e Israel, que já tinham colocado imposições a modelos demasiado magras em desfiles de moda.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
André Anjos e Maria Mendes
Portugueses André Anjos e Maria Mendes nomeados para os Grammys 2021