VLG_grupo-dramatico-retorta_teatro_Oculos-do-SOl-(3)

Grupo de teatro amador de Valongo recebe prémio internacional

O Grupo Dramático e Recreativo de Retorta (Valongo) recebe hoje, em Madrid, o prémio Escenamateur Europa 2015 atribuído pela Confederação Espanhola de Teatro. A peça premiada é Óculos de Sol e tem autoria e encenação de Laura Ferreira.

O Escenamateur atribui prémios a companhias amadoras. O grupo amador de Valongo junta a esta distinção seis prémios e uma menção honrosa recebidos no XI Concurso Nacional de Teatro em Póvoa de Lanhoso.

Hélio Rebelo, responsável pelo grupo, afirma que é importante receber prémios mas há algo mais importante neste grupo: “Somos amadores porque simplesmente não ganhamos dinheiro com o teatro. Para nós, o teatro é um escape, uma forma de nos divertir e de divertir os outros. Receber palmas do nosso público é o que mais nos satisfaz. Receber prémios também é muito bom, não nego, mas os mesmos apenas classificam o trabalho feito.”

Óculos de Sol é uma comédia de costumes e junta várias personagens muito particulares em palco, desde uma governanta com mau feitio e atraente, uma viúva que bebe às escondidas ou alguém que é fanático por saldos e promoções. Para a encenadora Laura Ferreira, este é “um teatro à moda antiga mas com uma contemporaneidade particular.”

Ao todo são onze atores em palco, com guarda-roupa de Paula Nogueira, desenho de luz de João Octávio Pereira e sonoplastia de Flávio Oliveira.

O grupo nasceu em 1942 e realiza 25 a 30 espetáculos por ano. No dia 18 de abril, o grupo vai estrear Mulheres.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Benfica Darwin Liga Europa SIC
Liga Europa leva SIC de volta ao primeiro lugar isolado