A procura de receitas rápidas para o tempo quente deu o mote para o novo livro do chef José Avillez chamado Receitas Leves. A apresentação do livro decorreu na passada segunda-feira, dia 23 de março, no Café Lisboa situado no Largo de S. Carlos e foi conduzida pela apresentadora Ana Rita Clara e pelo jornalista Ricardo Costa. O Espalha-Factos esteve lá e conta-te como foi.

O Café Lisboa, gerido pelo chef Avillez, foi o local escolhido para o pequeno convívio que marcou o lançamento de Receitas Leves. O evento intimista, numa atmosfera quase familiar, ficou marcado pela presença de caras conhecidas do público português como a apresentadora Bárbara Guimarães e a fadista Cuca Roseta.  SONY DSC

O livro Receitas Leves pretende servir de inspiração para os meses de calor que se avizinham.  “Receitas leves não só na perspetiva de serem relativamente fáceis de se fazer, mas também numa perspetiva de serem ligeiras” afirma o chef José Avillez. Sublinha ainda que não se preocupou com as calorias: “não sou  nutricionista nem dietista, a minha missão é mais dar prazer com ingredientes que nos deixem mais leves” faz notar o chef.

Por isso, dá primazia a ingredientes de fácil digestão, como os legumes e as quinoas, para criar pratos simples e rápidos que quebrem a monotonia do dia-a-dia. O destaque “Receitas Leves” vai exatamente para os frutos, os legumes e as sementes como a chia e a quinoa. “Este é um livro que vai ao encontro daquilo que é cozinhar de uma forma prática e despretensiosa como ele é” afirma Ana Rita Clara acerca do livro e do chef.

Durante a tarde, os convidados puderam ainda provar algumas das receitas do livro tais como bolo de chocolate e banana com chantili de cocô e batido de iogurte grego com frutos vermelhos.

O livro poderá ser adquirido através do jornal Expresso, da revista Caras e da Visão e terá um custo de 12.90€.

SONY DSC