Já é hábito, pela altura da Páscoa, o Canal História lançar novos desafios. Este ano este desafio foi lançado a três chefs portugueses com o objectivo de recriarem o último jantar de Jesus Cristo. A transmissão do programa será feita dia 27, sexta-feira.

Os chefs convidados foram Kiko Martins (um dos professores de Chef’s Academy, programa da RTP , e chef do restaurante O Talho), Miguel de Castro e Silva (do restaurante De Castro) e Pedro Almeida (do restaurante Midori) . Os protagonistas da edição 2015 de A Última Ceia, apresentaram as suas versões do menu da ceia mais famosa da história e foram avaliados pelo gastrónomo Duarte Calvão, que provou e comentou cada prato.

Kiko Martins inspirou-se nos ingredientes utilizados na última ceia de Cristo (pão, ervas amargas, frutos secos), acrescentando ainda as batatas como forma de representar Portugal. “A refeição foi criada de forma a ser possível comer-se com as mãos”, explicou o chef.

http://vimeo.com/122970249

Miguel de Castro e Silva  sugeriu quatro pratos. O primeiro foi patanisca de nada com enguia fumada, alfaces, molho de mostarda e mel. O segundo, truta com laranja e funcho e o terceiro, codorniz recheada com passas e pinhão. Para a sobremesa, uma sericaia com chutney de figo, passas, gengibre e sorvete de uva.

http://vimeo.com/122970248

Por último, Pedro Almeida apresentou três pratos de influência japonesa. O primeiro composto por chawamuchi com unagi, crocante de cevada e ervas amargas acompanhado por um pudim cremoso de ovo fumado com enguia grelhada com teriyaki e crocante de aveia e ervas amargas. O segundo prato terá yakimono de pombo e miso, com grão de bico e yuzu, com peito de pombo no teppan com miso e kinuta de raiz de lotus e puré de grão com yuzu. E ainda a sobremesa, um umeboshi, maçã e sorbet de sake e uva acompanhado por bolo de umeboshi e alperce, com puré de maçã e sorbet de sake e uva. “Recriei esta refeição imaginando que Jesus Cristo fosse Japonês.”, afirmou o chef.

http://vimeo.com/122970250

Cada um dos chefs gravou nos seus próprios restaurantes. Este programa será exibido no Canal História no dia 27 de Março, às 21h55, para assinalar a Páscoa. Os menus recriados irão estar disponíveis nos restaurantes de cada um dos chefs de 27 de Março a 6 de Abril.