Lisboa junta-se ao conjunto das 22 cidades escolhidas para entrar na nova e mundial edição do Monopólio. Foi a quarta cidade mais votada do mundo e ficará como um dos lotes mais luxuosos!

Este jogo, que está entre os mais populares do mundo, aproveitou os seus 80 anos para revelar as cidades escolhidas para a nova edição. Tudo foi tratado com muito secretismo até a notícia ser lançada a nível global pela Hasbro, empresa que detém o jogo. Ao todo foram contabilizados cerca de quatro milhões de votos originados em 182 países.

Lisboa ficará localizada na zona verde, o quarteirão mais caro do tabuleiro do jogo mais capitalista do planeta. Lisboa será o “último antes da passagem pela casa de partida” e será representada pela imagem da Torre de Belém.

Outras como a capital do Peru, Lima, conseguiram vencer as votações e conquistar também a zona mais cara. Os bairros mais caros serão assim Lima e Hong Kong, seguidos de Lisboa, Riga e Istambul. E, por fim, as mais baratas como Varsóvia, Cidade do México, Santiago do Chile, Londres, Moscovo, Tóquio, Nova Iorque, Sydney e, o bairro mais barato, Madrid.

monopolio

Novo jogo, novas regras

Esta nova edição vai levar os jogadores a visitar o maior número de destinos, colecionando selos de passaporte pelo caminho. Mas para viajar os jogadores têm de pagar taxas aos proprietários das cidades que visitam. O vencedor será o “primeiro a preencher o passaporte”.

Há 80 anos, a 19 de Março de 1935, a Parker Brothers adquiriu os direitos do Monopólio e começou a vender o jogo. Desde então, a marca Monopólio cativou mais de mil milhões de jogadores em 114 países e já foi traduzido para 47 línguas. A edição mais popular lançada em Portugal, data os anos 70/80, com o Rossio sempre como a propriedade mais valiosa e o Campo Grande como “a menos valiosa”.

Os “bairros” da edição mundial do Monopólio 

Bairro azul-escuro: Lima (Peru), Hong Kong (China)
Bairro verde: Riga (Letónia), Lisboa (Portugal), Istambul (Turquia)
Bairro amarelo: Varsóvia (Polónia), Cidade do México (México), Santiago (Chile)
Bairro encarnado: Belfast (Irlanda), Atenas (Grécia), Belgrado (Sérvia)
Bairro laranja: Londres (Inglaterra), Moscovo (Rússia), Tóquio (Japão)
Bairro magenta: Nova Iorque (EUA), Amesterdão (Holanda), Sydney (Austrália)
Bairro azul-claro: Queenstown (Nova Zelândia), Cidade do Cabo (África do Sul), Taipei (Taiwan);
Bairro castanho: Giethoorn (Holanda), Madrid (Espanha)

Os resultados completos estarão disponíveis em VoteMonopoly.com.