dunphy

‘Who’s your daddy?’ Os pais da televisão que ninguém esquece

No dia em que se celebra o pai, relembramos vários nomes que passaram pelo mundo das séries. Seja por um conjunto de temporadas onde a maldade foi o prato do dia, seja pela falta de talento para educar os filhos ou seja só mesmo pelos variados momentos marcantes e divertidos que nos proporcionaram – e proporcionam! –, neste dia do pai não deixamos passar em branco os pais que traduzem na televisão internacional o dia-a-dia de uma família real ou de famílias que – e felizmente porque ninguém quer viver com Twyin Lannister – nunca vamos ver acontecer.

  • Phil Dunphy, Modern Family

Temos a certeza que se afirmássemos que Phil Dunphy é o pai mais fixe da televisão ninguém nos responderia com LOL. De facto, Modern Family é uma série que trouxe uma lufada de ar fresco ao panorama televisivo (como o comprovam os vários Emmy que a série ganhou), e para isto muito contribuiu a mestria de Christopher Lloyd e Steven Levitan, que criaram Phil, e toda a série, muito à imagem de si próprios. Interpretado por Ty Burell, Phil é talvez o pai mais relacionável por ser precisamente aquele que poucos veem como pai. Entre as suas invenções, viagens de família e linguagem ‘cool‘, quem não gostaria de conviver com a magia dos Dunphy?

dunphy

  • Jay PritchettModern Family

Ed O’Neill é um veterano da televisão e da representação, mas hoje em dia é seguramente identificável como Jay Pritchett, o patriarca da família de que todos gostaríamos de fazer parte. Depois de ser pai de Claire e Mitchell, Jay vê-se com uma nova família, vestindo os sapatos de ‘padrasto’ de Manny e, mais tarde, tendo inclusivamente um novo filho com Gloria, o pequeno Fulgencio. Conservador à primeira vista, cedo percebemos que Jay é movido pelas emoções e que, apesar de todas as situações caricatas com que se depara, estará sempre presente para os filhos e os netos. Sim, ele pode ser o Grunpa, mas os achamos que ele tem graça na mesma.

Starry_night_(Modern_Family)

  • Cameron TuckerModern Family

O que seria de Cameron sem Mitchell para o trazer à terra? Lily tem a sorte de ter não um, mas dois pais, que se complementam como poucos casais: um com demasiada excentricidade e outro muito pouco à-vontade nessas situações. A cena em que apresentam a filha à família está na memória de todos, e foi aí que vimos logo que seriam pais que nos trariam muitas alegrias assim como momentos comoventes. O muito que havia a dizer sobre estes pais fica resumido numa única frase: vamos esperar que a série nos leve Lily até à adolescência, para ver como reagem perante essa realidade. E palmas à representação de Eric Stonestreet.

cameron lily modern family 640

  • Twyin Lannister, Game of Thrones

Charles Dance leva já uma longa e respeitável carreira artística, sobretudo no mundo do teatro. Porém, com o mediatismo global alcançado pelo fenómeno que é Game of Thrones, o extraordinário talento do ator britânico finalmente atingiu o reconhecimento merecido.

Na série da HBODance interpretou Tywin, figura maior da poderosa e temida família Lannister. Apesar das suas mais do que evidentes capacidades no papel de líder e estratega, o mesmo não se pode dizer quanto ao seu desempenho como progenitor. Pai de três filhos, Tywin dificilmente se despediu de Westeros satisfeito com o trabalho feito na educação dos mesmos. Senão vejamos: os gémeos, Cersei (Lena Headey) e Jaime (Nikolaj Coster-Waldau), são principalmente conhecidos pela sua relação incestuosa, que dura desde a adolescência de ambos; e Tyrion, talvez o filho mais capaz de manter intacto o prestígio da família – por ser dotado de uma inteligência acima da média e de uma astúcia semelhante à do seu pai -, acabou por cometer patricídio, vingando-se de uma vida inteira de rejeição e troça por parte de Tywin, unicamente por ser anão.

O velho leão, claramente, nunca poderia ter sido merecedor de uma daquelas canecas para “o melhor pai do mundo”.

ef-twyin-lannister

  • Homer Simpson, Os Simpsons

“Hmmm… donuts”. Sim, é a tão famosa frase de Homer Simpson e sim, não podíamos deixar de fora o pai de BartLisa e MaggieHomie, como a mulher carinhosamente o trata, trabalha como inspetor de segurança nuclear, embora passe o dia a dormir e a comer todos os donuts que se atravessem no seu caminho. Quando tenta desafiar-se enquanto pai, normalmente as coisas saem ao lado, tudo por causa dos traumas de infância que o seu próprio pai, Abe, lhe causou depois de ter perdido a mulher.

Sempre que não souberem dele, com certeza estará no bar do Moe. Mas o pai Simpson é muito mais do que um homem preguiçoso e desleixado que adora beber cerveja – ele já salvou Springfield mais do que uma vez e, quando quer, sabe revelar-se um pai e um marido muito dedicado.

ef-homer-simpson

  • Peter GriffinsFamily Guy

Com ascendência irlandesa, Peter é o patriarca de uma das famílias mais loucas do mundo das séries norte-americanas. É pai de três filhos – Chris, nada virado para a escola e muito menos para desportos e que desespera por conseguir a compreensão e o apoio do pai; Meg, uma rapariga pouco popular que tem vergonha da família, e Stewie, o génio de um ano de idade obcecado por dominar o mundo. Para completar esta família falta Brian, o cão falante.

Peter Griffin faz tudo para reclamar a exclusiva atenção da mulher, Louis, e passa a vida a tentar dar-lhe provas da sua masculinidade porque recusa a ideia de que ela se possa apaixonar por outro homem. É tão desesperado por esta atenção e é tão ciumento que chega a esmurrar o próprio reflexo no espelho depois de Louis o elogiar por ser bonito. Ele diz tudo o que lhe vem à cabeça – na maior parte das vezes no sítio e na hora errada – e tem uma especial propensão para desastres e ideias bizarras, o que faz dele um dos pais da televisão internacional que mais nos faz rir.ef-family-guy

Artigo escrito por Cátia Duarte SilvaPaulo Pereira Rita Fernandes

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Roger Waters lança nova versão de estúdio de ‘The Gunner’s Dream’