A imagem de umas unhas e lábios pintados tem gerado controvérsia na internet. Estarão pintados de cor de rosa ou de vermelho escuro? As opiniões dividem-se. Contudo, ao contrário do famoso vestido, parece haver uma explicação menos subjetiva para este fenómeno.

Há uns dias surgiu uma nova imagem que promete agitar as redes sociais. Depois do vestido branco e dourado (ou será azul e preto?), umas unhas e lábios cor de rosa (ou vermelho escuro?) voltam a gerar discussão.

Abre esta imagem em diferentes browsers e vê a diferença!

Apesar de tudo, a história do vestido parece ter uma explicação bem mais complexa do que esta que agora surge. A diferença de cores das unhas e lábios tem a ver com a aplicação que usamos para abrir a fotografia. Cada browser parece tratar a transparência de cada imagem de forma diferente. O resultado? Unhas e lábios que são cor de rosa ou vermelhos escuro, dependendo do servidor usado.

Alguns formatos de imagem acrescentam um certo valor de transparência à usual especificação de pixels verdes, vermelhos ou azuis. Este valor irá determinar quanto conseguimos ver através da imagem, isto é o que está por detrás da mesma. O problema é que, se não houver qualquer imagem por trás, diferentes programas tratam a transparência da imagem de modos distintos.

No caso desta fotografia, só é aplicado um pouco de vermelho às unhas e lábios. Isto é, a imagem é maioritariamente transparente. Assim, dependendo do browser que usamos para abri-la, os lábios ficam cor de rosa, se os transparentes forem processados como brancos, ou vermelhos escuro, se a aplicação os processar como pretos.

No photoshop, a imagem é assim (o padrão quadriculado inclui as àreas mais transparentes):

Lê o artigo original aqui.