1280x720-juT

Estreia da Semana – Citizenfour

Esta quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses nove filmes, entre os quais Citizenfour, que o Espalha-Factos destaca como Estreia da Semana.

Realizado por Laura Poitras, o documentário Citizenfour estreou em 2014 e recebeu o Oscar de Melhor Documentário na cerimónia que ocorreu no mês passado. Ao longo dos 114 minutos de filme, Poitras investiga o caso das escutas ilegais levadas a cabo pela Agência de Segurança Nacional (NSA), após ter recebido um email assinado por Citizenfour que continha informações exclusivas sobre os serviços de alta segurança dos Estados Unidos e a monitorização de escutas. Ao encontrar-se com Citizenfour em Hong Kong pela primeira vez, Poitras descobre que se trata de um ex-analista da NSA, Edward Snowden, que extraiu ilegalmente documentos da Agência.

citizenfour

Paddington é a adaptação cinematográfica do adorável urso criado em 1958 por Michael Bond, personagem principal dos seus livros. Paul King realizou a longa-metragem, que conta com Hugh Bonneville, Michael Gambon, Sally Hawkins e Nicole Kidman no elenco. Ben Whishaw empresta a voz a Paddington.  No filme, o pequeno urso viaja do Peru até à Inglaterra, onde é acolhido pela família Brown, que o encontra sozinho e perdido na estação de Londres. Parecia estar tudo bem, até uma taxidermista ver em Paddington o elemento perfeito para adicionar à sua colecção de animais exóticos empalhados.

paddington

O Efeito Lazarus é o novo thriller de David Gelb, com Evan Peters, Olivia Wilde e Sarah Bolgernos nos principais papéis. O filme centra-se num grupo de jovens médicos e a sua obsessão em encontrar uma forma de reverter a morte. Criam a fórmula Lazarus, que lhes permite ressuscitar alguns animais. Quando uma das jovens morre electrocutada após um acidente no laboratório, a equipa usa a fórmula para a reavivar. Mas a rapariga não é mais a mesma, e parece possuída por uma força diabólica, a qual o grupo vai ter de combater.

lazarus

Em Antes de Adormecer, Nicole Kidman é Christine, uma mulher que sofre de amnésia psicogénia que a impede de criar novas memórias. Christine acorda todos os dias sem saber quem é ou onde está, e cabe ao seu marido Ben (Colin Firth) e ao neurologista Dr. Nasch (Mark Strong) contar-lhe sobre o acidente que esta sofreu e os esforços que estão a ser feitos para reverter a situação. Mas a certa altura Christine começa a desconfiar de todos os que a rodeiam e das suas verdadeiras intenções, e decide recuperar a sua identidade de uma vez por todas.

Before-I-Go-To-Sleep-DI-1

Ballet 422 é mais um documentário a estrear esta quinta-feira, este realizado por Jody Lee Lipes. A ação decorre na Companhia de Bailado de Nova Iorque, uma instituição prestigiada onde apenas os melhores coreógrafos e bailarinos têm lugar. Justin Peck, de 25 anos, foi seleccionado em 2013 para coreografar Paz de La Jolla, uma nova peça original, em apenas dois meses. Lipes segue esse processo de criação do início até à grande estreia, acompanhando o trabalho intenso de todos os profissionais envolvidos em Paz de La Jolla.

ballet_422_2014_movie-t2

Focus é um filme de ação e comédia com Will Smith, Margot Robbie e Rodrigo Santoro. Nicky Spurgeon (Smith) é um vigarista profissional que ajuda Jess (Robbie) a aperfeiçoar as suas técnicas de burla. Quando um clima íntimo se instala entre os dois, Nicky parte sem qualquer aviso, magoando os sentimentos de Jess. Três anos depois reencontram-se, por acaso, em Buenos Aires, onde Jess conduz um bem-sucedido esquema de apostas em corridas de carros. Nicky convida-a a juntar-se a ele num novo plano fraudulento, mas Jess tem outros planos.

focus
O Segundo Exótico Hotel Marigold é uma comédia com um elenco de peso: Judi Dench, Maggie Smith, Richard Gere, Bill Nighy, Dev Patel, entre outros. No filme, o jovem Sonny chefia o hotel Marigold e deseja expandir o seu negócio e criar uma cadeia de hotéis. Atulhado de trabalho e atarefado com os preparativos para o seu eminente casamento, Sonny não sabe para que lado se virar. É então que entra em cena um grupo de ingleses reformados que poderão solucionar os problemas do jovem.
the second best exotic marigold hotel
Gett: O Processo de Viviane Amsalem relata um história igual a tantas outras: Viviane quer divorciar-se do marido mas, tal como dita a lei religiosa israelita, só o marido ou o tribunal rabínico podem reconhecer e oficializar o divórcio. No entanto, e apesar de já estarem separados fisica e emocionalmente há algum tempo, o marido de Viviane recusa-se a aceitar a separação. Mas a mulher não vai desistir de lutar pelos seus direitos, custe o que custar. O filme é realizado e protagonizado por Ronit Elkabetz, e é o último da trilogia sobre matrimónio, que começou em 2004 com To Take a Wife, sobre o casamento, e prosseguiu em 2008 com 7 Days, sobre separação.
gett
Realizado por Pepe Danquart, Corre, Rapaz, Corre é um drama de guerra de 2013 com lugar na Polónia invadida pelo exército nazi, em 1942. Yoram, de oito anos, consegue fugir do gueto de Varsóvia e escapar-se para a floresta. Completamente sozinho, vai sobrevivendo como pode. Um dia conhece Magda, uma rapariga que o ajuda a fazer-se passar por católico, o que o salva da solução final a que os judeus estavam condenados. A história deste menino é verídica e foi relatada pelo autor israelita Uri Orlev numa obra de 2001 com o mesmo nome.
run boy run
Mais Artigos
António Costa O Programa da Cristina
António Costa volta ao Programa da Cristina