antonio_urzi_-_mode_handicap

Deficiência protagoniza coleção de alta costura

Antonio Urzi, conhecido pelo seu trabalho na Armani e na Versace e por já ter vestido Lady Gaga e Beyoncé, revolucionou a Semana de Moda de Milão com a sua nova coleção totalmente dedicada a pessoas com algum tipo de  deficiência.

Através do slogan “disability is fashionable too!”, Urzi permitiu que se olhasse a deficiência de uma nova perspectiva, inundando as passerelles de modelos vestidos com peças futuristas metalizadas que fazem lembrar ficção científica. A cara desta coleção é Jack Eyers de 25 anos. O modelo tem uma doença rara que não permitiu que a sua perna direita crescesse apropriadamente devido a uma má-formação congénita, levando-o a amputá-la quando tinha apenas 16 anos.

Urzi usou a minha perna mecânica, a deficiência, como um acessório que faz parte da mesma criação. É algo genial”, diz o modelo. Depois de Nova Yorque, a organização FTL Moda em colaboração com a Fundação Vertical, uma associação italiana que trabalha para promover a pesquisa de lesões da espinhal medula, apresentou a coleção Loving You em Milão. O objectivo é normalizar a deficiência no mundo da moda, uma vez que muitos designers se recusam a empregar modelos com deficiências com receio de chocar o público.

Antonio Urzi estreou-se com esta coleção de alta costura, sem custos, de forma a chamar a atenção para a falta de peças para pessoas com deficiência no mundo da moda. Segundo o designer, as grandes casas de moda deviam começar a pensar diferente, tanto no que diz respeito aos produtos, como no que diz respeito ao público alvo. As deficiências foram representadas por diferentes modelos, seja em cadeira de rodas, com membros amputados ou de muletas.

Este desfile pode ser encarado como um convite para encarar o problema e o aceitar com naturalidade e sem medos. A moda está, sem dúvida, a viver uma época de mudança e a tornar-se cada vez mais universal.

Mais Artigos
A Idade da Inocência Das Páginas Para o Ecrã AXN Movies
‘Das Páginas Para o Ecrã’. AXN Movies junta o cinema e a literatura em dezembro