projetocontinuado

‘Projeto continuado’ leva nomes conceituados da dança ao palco da Culturgest

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, o Grande Auditório da Culturgest acolhe Projeto continuado (2015) de João dos Santos Martins. Pelas 21h30, coreografias de vários nomes relevantes da dança irão estar reunidos num só espetáculo.

Martha Graham, José Limón, Isadora Duncan, Ted Shawn ou Rudolf von Laban foram alguns dos autores dos movimentos que João Martins recolheu de vídeos do youtube para a sua mais recente criação. Debussy, Strauss ou Bach são alguns compositores que integram a banda sonora. Ana Rita Teodoro, Clarissa Sacchelli, Daniel Pizamiglio, Filipe Pereira, João dos Santos Martins e  Sabine Macher são os intérpretes da peça.

Mas os recursos da peça não ficam por aqui. Vão ser transmitidos excertos de vídeos como:  Easy to Love (1953) de Charles Walters, com coreografia de Busby Berkely e uma entrevista de Dick Cavett a Elsa Lanchester in The Dick Cavett Show (1970). Também irão ser citados textos de Isadora Duncan, Yvonne Rainer e Doris Humphrey.

Numa auto- entrevista sobre o espetáculo, João Martins desvenda um pouco do processo de criação:

“Começámos por fazer retrospetivas de ensaios, que foram resultando em listas sobre o processo de trabalho que fomos arrumando cronologicamente. A primeira apresentação pública, passadas duas semanas de trabalho em Montpellier, consistiu numa exposição literal dos dias de trabalho e exemplificação de situações.”

Esta é uma peça em que a mistura entre dança e tecnologia questionam as relações entre os indivíduos e a experiência estética. Em 2011, João Martins já tinha tido a oportunidade de interpretar o Continuous Project – Altered Daily (1970) de Yvonne Rainer, o que terá sido uma inspiração para a sua peça.

image14059555321133

O preço dos bilhetes é de 12 euros, sendo que até aos 30 anos será apenas de 5 euros.

Consulta mais informações, aqui.

Mais Artigos
Audiências sábado
Audiências. RTP1 aguenta-se em dia de queda para SIC e TVI