casulo 20

Casulo #20: Que tal um “Artist Update”?

Há vinte semanas que temos levado até ti novos nomes no panorama musical nacional e internacional, nos mais diversos estilos. Está na altura de comemorar, com uma edição especial.

Visto que se trata de uma edição comemorativa, não vamos abordar dois artistas, como de costume. Esta semana vamos observar a evolução de alguns artistas nacionais e internacionais ao longo destas últimas semanas; artistas que já passaram pelo Casulo e que hoje estão de volta.

Lotus Fever

Lotus Fever

Os Lotus Fever foram a banda portuguesa que inaugurou esta rubrica, em outubro. Nessa altura, o grupo tinha acabado de lançar o seu álbum de estreia, Search For Meaning, através de uma iniciativa de crowdfunding. Desde então que os Lotus Fever não têm parado! No fim desse mês marcaram presença no programa Artistas Fora D’Horas da SIC Notícias; em novembro estiveram na Rádio Zero, no programa Simbiose. A banda também não tem escapado à imprensa, uma vez que revistas como a Visão e a DIF já mencionaram o seu trabalho de estreia. Na verdade, Search For Meaning tem sido bem acolhido pelos críticos em geral, sendo considerado um dos álbuns do ano por diversos órgãos de comunicação social. A 27 de outubro, a banda que junta Manuel Siqueira, Diogo Teixeira de Abreu, Pedro Zuzarte e Bernardo Afonso ganhou o Rock Challenge do Tradiio. É caso para dizer que esta banda tem tudo para se tornar uma referência no rock português.

http://youtu.be/r8Yytp0Jclo

Choque Em Cadeia

Choque em Cadeia

2014 também foi um ano bastante positivo para esta banda de Lisboa. Com o lançamento de Pés Na Estrada, o seu primeiro álbum, o grupo marcou presença na revista Fórum Estudante, no programa de rádio Simbiose e no Alô Portugal, da SIC Internacional. Além disso, já deram entrevistas para a Rádio Alfa, de Paris, para a Rádio Boa Nova e para a Rádio Universidade de Coimbra. A 5 de dezembro, a banda atuou no Teatro do Bairro, para o concerto de apresentação do seu álbum de estreia. Já em 2015, a jovem banda esteve no programa Pop Lusa da RTP Internacional. Os Choque Em Cadeia são mais um excelente exemplo de uma banda que começa finalmente a sair do casulo!

http://www.youtube.com/watch?v=tQ8xtzmus54

Holy Nothing

Da última vez que falámos desta promissora banda do Porto, já o seu primeiro single se podia ouvir na Vodafone FM. Em novembro passaram pela Antena 3, onde estiveram à conversa com Henrique Amaro no programa Portugália 2.0. A 8 de janeiro tiveram a sua atuação Tradiio Sessions, na sua cidade natal:

Mais recentemente, o grupo revelou  fantástico artwork de Boundaries, o seu primeiro projeto, que podes ouvir aqui na íntegra:

[bandcamp width=350 height=470 album=8421801 size=large bgcol=ffffff linkcol=0687f5 tracklist=false]

Depois de ouvir Boundaries, só resta mesmo esperar que a banda continue a inovar, pois está a seguir o caminho certo.

Honne

Honne

Na mesma semana, apresentámos os Honne, a dupla britânica formada pelos amigos Andy James. Alguns dias após ter sido lançada essa edição do Casulo, o duo lançou mais uma música, The Night, um tema que não foge muito àquilo a que os dois amigos têm habituado os seus ouvintes. No fim de novembro, os Honne já faziam parte do alinhamento da BBC Radio 1 e ao fim de menos de dois meses marcaram presença nos estúdios, na iniciativa BBC Introducing:

Por onde quer que passam, os Honne enchem plateias. Os bilhetes dos dois concertos que deram esgotaram.

Flyte

FlyteAutores de músicas como Light Me Up Over And Out, os Flyte também têm começado a ter algum sucesso. Antes de ter feito parte da oitava edição desta rubrica, o grupo londrino esteve nos estúdios da rádio local XFM. A 20 de dezembro deu um concerto na Manchester Art Gallery:

Para além disso, a banda já lançou um novo videoclip, da música False Alarm:

Oceaán

Este foi um dos vários artistas que esteve na edição especial de Inverno do Casulo. É também um exemplo de um artista que começa agora a ser reconhecido. Em dezembro lançou o seu primeiro videoclip e foi convidado para um DJ set.

Em janeiro, a sua canção Candour foi reconhecida por Annie Mac da BBC Radio 1.

Füchse

O duo de DJs que lançou em dezembro a música Left to Waste viu o seu hit chegar ao canal do Youtube da Ministry of Sound no mês seguinte. Desde 5 de janeiro que a canção está disponível no iTunes.

Zimmer

Washington, Cidade do México e Chicago são algumas das cidades onde Zimmer tem atuado nestes últimos meses. A 23 de janeiro, o DJ informou os seus fãs no Facebook que estava a terminar o seu novo EP. Destaca-se novamente o seu remix da música Don’t Wanna Dance de MØ, que já ultrapassou os 3 milhões de visualizações no Youtube:

 Miss Titan

A banda lisboeta tem-se dado a conhecer ai público em geral ultimamente. Já atuaram na Feira das Almas e no fim de janeiro lançaram o seu primeiro vídeo. Assiste já ao videoclip de 50’s:

Seinabo Sey

“Sucesso” também tem sido a palavra de ordem de Seinabo Sey. No dia seguinte à sua apresentação aqui no Casulo, a cantora foi nomeada para uma série de categorias nos Grammys suecos, nomeadamente nas categorias de artista do ano, artista revelação, vídeo do ano e música do ano. Dias mais tarde, a artista consegue um feito bastante interessante: tem agora selos com a sua cara! Na sua página do Facebook comenta: “Isto é a coisa mais surreal que aconteceu na minha carreira até agora, o meu próprio selo. (…) E que tal começarmos a enviar cartas sem razão aparente?”

Seinabo Sey selo

 

Ash is a Robot

Eis mais um exemplo de sucesso nos novos talentos nacionais. A banda já gravou o seu primeiro videoclip. A música chama-se Sleep Paralysis e este é o vídeo:

Os Ash is a Robot também marcaram presença no programa Curto Circuito da SIC Radical no passado dia 22 de janeiro. Mas, se pensam que o sucesso desta jovem banda se fica pelas fronteiras nacionais, desenganem-se. A 28 de janeiro o grupo deu início à sua tour e vai passar por países como Espanha, França, Alemanha, Bélgica, e muitos outros. Confere já os locais e as datas dos concertos.

Sleep Paralysis TourKlone

A data de lançamento do álbum de estreia dos Klone aproxima-se. Em fevereiro, a banda francesa revelou o segundo single de Here Comes The Sun, intitulado de Nebulous. Ouve já o tema:

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Web Summit
Web Summit em direto. Acompanha aqui o último dia do evento