O Município de Oliveira do Hospital apresentou hoje aos jornalistas a 24.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela. Está prometida, para os próximos dias 21 e 22 de fevereiro, “a maior festa de sempre“, num concelho que, mais que vender muitas toneladas deste produto certificado, quer impor-se como “marca turística de excelência“.

Em conferência de imprensa, o presidente José Carlos Alexandrino evidenciou o caráter pioneiro do evento, “que rompeu com o habitual modelo de Feiras do Queijo“, pela sua mediatização, maior duração e envolvimento de múltiplos parceiros regionais. “Era um pequeno acontecimento que transformámos na maior feira do país e que hoje é copiado por outros municípios“, sublinhou o edil.

O retorno, de acordo com os dados avançados pela Câmara Municipal, é positivo. Todos os restaurantes e unidades de alojamento do concelho, situado no sopé da Serra da Estrela, estão com lotação esgotada. Estão já inscritos e confirmados mais de 2000 visitantes de outras regiões nacionais, que contarão com um programa próprio para os receber e dar a conhecer os atrativos da região.

Além do Queijo farão parte do evento iguarias como os enchidos, o mel, os doces tradicionais, o vinho do Dão, os licores e o azeite. À festa juntam-se ainda exposições de artesanato, a Escolinha do Queijo e a carrinha Love at first bite!.

Festa do Queijo chega às generalistas

Numa aposta inédita em comunicação, a divulgação do certame entra hoje nas televisões nacionais. RTP1, SIC e TVI transmitirão spots publicitários de divulgação, naquela que será a ponta final de uma campanha que começou nas redes sociais e que culminará com a transmissão em direto, por seis horas consecutivas, do programa Somos Portugal. “Mais de 300 mil pessoas já viram online e a partir de hoje será transmitido um vídeo com 15 segundos nas televisões“, o que implicou reforço no orçamento do evento, que, segundo a autarquia, chegará este ano perto dos 50 mil euros.

O Maior Requeijão Serra da Estrela do mundo (com 25 kg), dois palcos com atrações culturais e musicais, show cooking ao longo dos dois dias, 300 camas ocupadas, mais de 200 expositores inscritos e 25 restaurantes a participar na Semana da Gastronomia. São estes os números “do maior acontecimento do ano em Oliveira do Hospital“.

Promovemos o verdadeiro Queijo Serra da Estrela

Autenticidade, qualidade e tradição. Promessas e lemas para um evento que quer impulsionar a economia regional, homenagear os produtores e preservar os traços caraterísticos dos produtos locais.

Promovemos o verdadeiro Queijo Serra da Estrela DOP [Denominação de Origem Protegida], não queijo industrial“, sublinhou o presidente do município. “Recusamos queijarias que produzem com leite espanhol e só teremos produtores do concelho de Oliveira do Hospital“, defendeu Alexandrino.

Responsável pela organização do evento, Francisco Rodrigues adiantou que, devido ao elevado número de interessados, foram recusadas mais de 200 inscrições, tendo sido privilegiados os expositores “com mais qualidade, com participações anteriores na Festa e cuja apresentação dos produtos beneficie organizativa e esteticamente o evento“.

Festa do Queijo apresentada em Oliveira do Hospital

José Carlos Alexandrino apresenta a maquete do monumento de homenagem às queijeiras concebido por Manuel Machado, a inaugurar em 2016. (foto: Cristina Luís)

O Espalha-Factos selecionou para ti alguns dos destaques do programa e podes reservar alojamento para participares nesta comemoração que promete amanteigar um fim de semana que se prevê solarengo.

Recinto da Festa

21 de fevereiro
10h30 – Mostra de Cães Serra da Estrela
15h30 – Fabrico Artesanal ao vivo de Queijo e Requeijão Serra da Estrela DOP
18h30 – Debate ‘Viajar com o Queijo Serra da Estrela’ – Casa da Cultura César Oliveira

22  de fevereiro
10h00 – Início da confecção de Doce de Abóbora
14h00 – Início da confeção do Maior Requeijão Serra da Estrela do Mundo
14h00 – Programa Somos Portugal
15h30 – Fabrico ao Vivo do Queijo e Requeijão Serra da Estrela DOP
16h00 – Tosquia de Ovelhas Serra da Estrela

Tenda de Eventos

21 de fevereiro

10h30 às 13h00 – Escolinha do Queijo
11h00 – Show-cooking com o chef João Quaresma
14h00 às 18h00 – Escolinha do Queijo
15h00 – Ciclo do Queijo e do Requeijão Serra da Estrela
18h00 – Show-cooking com os alunos de Restauração do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital
19h00 – Entrega dos Prémios do Concurso ‘Com Queijo Serra da Estrela’
19h30 – Entrega dos Prémios do Concurso ‘A Maior Abóbora’

22 de fevereiro
10h30 às 13h00 – Escolinha do Queijo
11h00 – Oficina ‘Cozinha para Crianças’ com a chef Cristina Manso Preto
12h00 – Queijo Convidado: Queijo de Cabra Transmontano DOP
14h00 às 18h00 – Escolinha do Queijo
14h30 – Show-cooking com o chef João Quaresma
15h30 – Oficina de Artes Criativas (Curso Profissional de Design da EPTOLIVA)
16h30 – Show-cooking com a chef Cristina Manso Preto
17h30 – Show-cooking com o Restaurante Aromas Criativos

Animação

21 de fevereiro

Palco 2 (Junto à Restauração)
17h00 – Fanfarra Kaustika
19h00 – Grupo Jolupa
20h00 – Gabriell
22h00 – Grupo Jolupa

22 de fevereiro

Palco 1 (Junto à Tenda do Queijo)
11h15 – Estunina – Tuna Feminina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital

Palco 2 (Junto à Restauração)
11h15 – Estotuna d’Espital – Tuna Masculina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital