imagesNE31L1TL

Festival da Canção 2015: estreias e regressos inesperados

O Festival da Canção está de volta à RTP. Numa edição que conta com alguns regressos surpreendentes, Portugal tenta pela 47.ª vez a vitória na Eurovisão.

A revista TV Guia avança a participação de Simone de Oliveira, 50 anos depois de ter ganho este mesmo concurso com o tema Sol de Inverno. “Aquilo que posso dizer é que a Simone está muito feliz e honrada por se lembrarem dela, mais uma vez” garantiu uma fonte anónima à publicação do grupo Cofina.

Simone2

Também Diana Piedade, finalista da terceira edição do programa Ídolos em 2009, se prepara para participar na competição. Aos 29 anos, a cantora algarvia “é uma das vozes que vão tentar devolver a alma ao festival” avança outra fonte à Notícias TV.

ng3945067

As novidades não dizem respeito apenas aos cantores, mas também aos compositores. Adelaide Ferreira, que participou em 1985 com a música Penso em Ti, regressa este ano enquanto compositora, juntando-se a 11 outros nomes responsáveis pelas letras e músicas do concurso.

O evento, que tem como objetivo escolher o artista português que irá representar o país na Eurovisão é este ano composto por duas semifinais, a 3 e 5 de março. A final decorre no dia 7 do mesmo mês. Todas as galas serão transmitidas em direto na estação pública. O eleito que representará Portugal no certame europeu viaja até Viena, na Áustria, onde compete na segunda semifinal a 21 de maio e, caso seja apurado, na grande final que se realiza a 23 de maio.

Uma das grandes novidades do Festival da Canção deste ano é a presença de uma banda residente, algo inédito nos últimos anos.

Em 60 anos de história, Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção 46 vezes. As exceções aconteceram em 1970, 2000, 2002 e 2013. Das 45 músicas que foram apresentadas, apenas nove ficaram no top 10 das posições finais. O melhor resultado foi conseguido em 1996 quando Lúcia Moniz cantou O Meu Coração não Tem Cor e arrecadou o sexto lugar.

Mais Artigos
Óscares
Óscares 2021. As nomeadas a Melhor Atriz Secundária ‘ao detalhe’