50 Sombras de Grey lidera o box office a nível mundial, registando a melhor estreia de sempre para um filme aconselhado a adultos (classificado com R na escala indicativa norte-americana). A película rendeu, no seu primeiro fim-de-semana, 250 milhões de dólares em 58 mercados.

No território português foram vendidos 160.830 bilhetes (873.510 euros de receita) nos primeiros quatro dias nas salas de cinema, o que equivale à melhor estreia nacional desde o último capítulo da saga Twilight, em 2012 (214.293 espectadores). A expetativa é que, com a tolerância de ponto de Carnaval, as receitas aumentem acima de 1 milhão de euros, equivalente a 250.000 espectadores até ao final da primeira semana de exibição.

Em 11 países o filme é mesmo a melhor estreia de sempre, em 30 é o melhor lançamento de sempre da Universal e em quase todo o mundo a melhor estreia de sempre no mês de fevereiro. 31 dos mercados em que estreou tiveram na adaptação do romance de E.L. James a melhor estreia de sempre para um filme com ‘bolinha vermelha’ ou equivalente.

Duncan Clark, presidente internacional da Universal, considera “espantosa” a “universalidade da afluência de público“. Confere aqui os resultados à escala mundial:

Europa

Reino Unido e Irlanda – 21,5 milhões de dólares – Melhor estreia de sempre de um filme classificado como “maiores de 18”. É a 9.ª melhor estreia de sempre.
Alemanha – 15,2 milhões de dólares – 2.ª melhor estreia de sempre de um lançamento da Universal.
França – 12 milhões de dólares – Melhor estreia de sempre para a Universal.
Rússia – 10,5 milhões de dólares – Melhor estreia de sempre de um filme para maiores de 16 ou 18 e de um lançamento da Universal.
Itália – 9,1 milhões de dólares – Melhor estreia de sempre de um filme classificado como R e de um lançamento da Universal.
Espanha – 7,9 milhões de dólares – Melhor estreia de sempre de um filme para maiores de 18.
Portugal – 994.404 mil dólares – Melhor estreia desde 2012, 50% dos bilhetes vendidos durante o fim de semana.

América Latina

Brasil – 8,9 milhões de dólares – Melhor estreia de sempre para um filme para maiores de 16, melhor estreia da Universal.
México – 8,1 milhões de dólares – Melhor estreia de sempre para um filme classificado C.
Argentina – 3,8 milhões de dólares. Melhor estreia de sempre nos cinemas argentinos.

Ásia-Pacífico

Austrália – 8,6 milhões de dólares. Melhor estreia de sempre para um filme classificado R.
Filipinas – 2,2 milhões de dólares. Melhor estreia de sempre para um filme classificado 18, melhor estreia de Fevereiro para um filme estrangeiro.
Nova Zelândia – 1,1 milhão de dólares. Melhor estreia para um filme classificado R.